1 evento ao vivo

Risco de chuva forte no sul da Bahia

Frente fria avança no mar e favorece o aumento da instabilidade. ZCIT permanece ativa próxima à costa norte do Nordeste.

29 abr 2019
16h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma frente fria que avança no mar ao largo do Sudeste fica próxima ao sul da Bahia nesta terça-feira (30). A tendência será da formação de nuvens carregadas e há alerta para temporais no extremo sul baiano. Enquanto isso, a Zona da Convergência Intertropical (ZCIT), permanece ativa na costa norte do Nordeste, ajudando a provocar mais chuva. 

No extremo sul da Bahia, a chuva pode começar já no período da manhã e há risco de chuva forte e volumosa. Municípios como Porto Seguro e Ilhéus ainda terão sol, mas há risco de chuva moderada a forte, com rajadas de vento. 

Apesar de provocar chuva no sul da Bahia, a frente fria não vai conseguir mudar o tempo nas demais áreas do estado. Uma massa seca predomina no interior e na região de Salvador, sem expectativa de chuva nesta terça. Será um dia de sol forte.  

Foto: Climatempo
Foto: Carlos Eduardo Cardoso. Itabela/BA.

ZCIT traz mais chuva para a costa norte 

A costa norte é outra área do Nordeste que fica em alerta nesta terça-feira. A ZCIT mantém a formação de nuvens carregadas e há previsão de mais chuva no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará ao longo do dia. Podem ocorrer novos temporais, inclusive nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). 

As outras áreas do Nordeste terão pancadas de chuva com raios mais rápidas, sem grandes alertas.

Próximos dias 

Maio ainda começa com a influencia da ZCIT na costa norte do Nordeste, favorecendo a chuva esta semana. A frente fria se afasta e o sul da Bahia volta a ter chuva passageira na próxima quarta-feira (1). Há uma tendência do ar secar mais sobre grande parte do interior do Nordeste no final da semana.  

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade