PUBLICIDADE

Climatempo

Risco de chuva forte no Espírito Santo nesta terça

Voltou a chover forte na segunda-feira, 27, e algumas áreas acumularam cerca de 100 mm em 6 horas. Veja a tendência para fevereiro.

27 jan 2020 - 23h18
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva voltou a cair pesada sobre áreas do Espírito Santo, inclusive sobre municípios da Grande Vitória. Em apenas 6 horas choveu mais de 100 mm em algumas localidades.

Em São Mateus, no norte capixaba, choveu 62,2 mm em 1 hora. O acumulado de 2 horas, entre 14 horas e 16 horas, foi de 94,6 mm. O total até 20 horas chegava aos 101,0 mm.

Na Grande Vitória, em Fundão/São José, choveu 114,6 mm em apenas 3 horas, entre 17h20 e 20h20. No mesmo período choveu 65,6 mm em Vila Pavão, 80,2 mm em Ibiraçu, 47,9 mm em Cariacica. 

Em Vila Pavão, o acumulado em 6 horas, entre 15h20 e 20h20 foi de 122,0 mm.

Em Vila Velha, uma forte pancada de chuva no começo da noite deixou 26,6 mm de chuva acumulados.

Risco de chuva forte nesta terça

A circulação de ventos sobre o Brasil mantém nuvens carregadas sobre o Espírito Santo nesta terça-feira, 27 de janeiro. Todo o estado tem um dia com muita nebulosidade e pode chover a qualquer hora. Várias pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia vezes e algumas podem ser moderadas a fortes.

Foto: Climatempo

Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário (ES)

Dias com sol à vista

As condições para chuva diminuem durante a quarta-feira, 29 de janeiro. Pancadas de chuva ainda poderão ocorrer em todas as regiões do estado, mas o tempo seco e o sol já devem predominar no norte do estado no decorrer da tarde.

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Espírito Santo no fim da semana e mantém as nuvens carregadas afastadas por alguns dias. Entre a quinta-feira e o sábado, 2 de fevereiro, o Espírito Santo terá dias de sol forte e calor, sem previsão de chuva.

Atenção para o retorno da chuva volumosa

Os capixabas ainda devem ter problemas com a chuva no mês de fevereiro. A previsão é de que a ZCAS (a Zona de Convergência do Atlântico Sul) se organize mais duas vezes em fevereiro: uma na primeira semana de fevereiro e outra no fim do mês. 

Assim, no decorrer da próxima semana, as áreas de nuvens carregadas devem voltar a atuar sobre o Espírito Santo e há risco de novos eventos de chuva forte. Há risco de chuva forte também sobre a Grande Vitória. 

A chuva volta a se intensificar também sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais. Assim, há uma preocupação com a elevação dos rios da bacia do rio Doce. Como já choveu muito sobre o Espírito Santo, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade