PUBLICIDADE

Climatempo

Risco de chuva forte em todas as regiões do Brasil

O aumento da umidade pelo interior do país está permitindo a ocorrência de chuva em áreas que passaram vários dias secos. Veja como fica a previsão para hoje!

9 jun 2021 - 06h56
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Tramandaí (RS), por Eneas Konzen

Nebulosidade sobre o Brasil

O ar úmido se espalha mais sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil estimulando a ocorrência de chuva em mais áreas destas Regiões. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera gera nuvens carregadas sobre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar influencia a costa do Sul e do Sudeste do Brasil provocando fortes ventos do mar para a terra, que injetam mais umidade sobre o continente.

Nuvens carregadas crescem por quase toda a Região Norte e também avançam do Atlântico Norte em direção a costa norte do Nordeste.

Foto: Climatempo

Previsão‌ ‌para 09/06/2021 ‌- quarta-feira

Áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil espalhando muitas nuvens e chuva por quase toda a Região. A chuva é mais frequente e volumosa na faixa litorânea e no noroeste do Paraná. O sol predomina apenas no sudoeste/oeste do Rio Grande do Sul. Há condições para chuva em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Na Região Sudeste, o sol e o tempo seco predominam no centro, norte e oeste de Minas Gerais. As demais áreas do Sudeste ficam sujeitas a chuva, mas principalmente à tarde e à noite, com risco de raios. O litoral norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo podem ter chuva a qualquer hora. As capitais Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo também terão chuva nesta quarta-feira, 9 de junho.

A maioria das áreas da  Região Centro-Oeste tem uma quarta-feira com sol, calor e algumas nuvens, mas sem condições para chuva. Mas o estado de Mato Grosso do Sul e a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia ficam sujeitas a chuva, com risco de raios.

Para a Região Nordeste do Brasil, a previsão é de sol no interior da Bahia, no sertão, no sul do Ceará e no centro-sul do Piauí e do Maranhão. Pancadas de chuva são esperadas para as demais áreas do Maranhão, no centro-norte do Piauí e no centro-norte do Ceará. A faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia tem sol e pancadas de chuva. 

No Norte do Brasil, sol forte e tempo seco sobre o Tocantins, no sul e leste do Pará, em Rondônia e no leste do Acre. As demais áreas da Região Norte continuam com pancadas de chuva e períodos com sol.

Alertas meteorológicos para 09/06/2021

Quarta-feira com alerta para temporais no noroeste do Paraná, na serra e no litoral norte do Rio Grande do Sul, na serra, no sul e no litoral de  Santa Catarina, no litoral do Maranhão, no litoral e noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no noroeste do Amazonas.

Alerta para temporais no sul de Mato Grosso do Sul, no noroeste do Amazonas, em Roraima e na faixa litorânea do Pará e do Maranhão.

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e de vento forte, no centro-oeste e sudeste de Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo, no norte do Paraná, na Grande Porto Alegre e planalto gaúcho, no planalto sul e norte catarinense e no Vale do Itajaí, na região dos Lagos e no litoral norte do Rio de Janeiro

Atenção para chuva e vento moderado no litoral sul da Bahia

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento forte, no oeste do Acre, no centro-oeste e nordeste do Amazonas, na faixa norte do Pará, no litoral do Piauí e do Ceará.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade