PUBLICIDADE

Climatempo

Rios e córregos voltam a transbordam na Grande SP

Por volta da meia-noite, o volume de chuva acumulado em 6 horas chegava a quase 170 mm em Santo André. Grande ABC em situação crítica.

11 mar 2019 - 00h29
Compartilhar
Exibir comentários

O temporal da noite do domingo, 10 de março, sobre a Grande São Paulo despejou uma quantidade de água muito grande sobre rios e córregos que vêm se mantendo com níveis elevados, depois da chuvarada de fevereiro.

A área de instabilidade sobre São Paulo está com lento deslocamento e a chuva persiste por toda a Grande São Paulo por várias horas, com moderada a forte em algumas horas. A chuva pode até enfraquecer no decorrer da madrugada, mas não para.

Área de chuva (manchas coloridas) detectadas pelo radar meteorológico de São Roque (Aeronáutica) à 00h de 11/3/19

Foto: Climatempo

Em cerca de 3 horas, entre aproximadamente 18h30 e 21h30, muitas áreas no Grande ABC receberam mais de 70 a 100 mm de chuva. A chuva forte persistia por volta das 23 horas sobre a Grande São Paulo e o nível dos rios continuava a subir. Por volta da meia-noite, o rio Pinheiros estava quase transbordando na altura da ponte João Dias. 

Às 23h30 do domingo, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo - informava em seu site 17 alagamentos, sendo 6 intransitáveis.

Vários rios e córregos transbordaram entre 21 horas e 22 horas. Por volta das 23h30, o rio Tietê também subiu e alcançou a cota de atenção em vários trechos, de alerta na altura da ponte da Dutra e em Guarulhos, no Jardim Guaracy, e a cota de emergência em Mogi das Cruzes. O rio Pinheiros atingiu a cota de alerta na ponte João Dias e por volta da meia-noite subiu para a cota e emergência. O córrego Morro do S estava na cota de alerta às 23h30, na altura do Capão Redondo. A esta hora, os córregos Água Espraiada (Jardim Jabaquara) e Pirajuçara/Sharp estava na cota de alerta.

Confira a situação dos rios e córregos da Grande De São Paulo, conforme o monitoramento do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo

São Paulo: transbordamento córrego Ipiranga, Praça Leonor Kauppa com Avenida Abraão de Morais

São Paulo: transbordamento rio Tamanduateí/ Guaramiranga jusante e montante, viaduto Pacheco Chaves e na altura da av. do Estado

São Paulo/Moóca: transbordamento do córrego da Mooca

São Paulo/Vila Prudente:transbordamento do córrego Oratório.

São Paulo/Itaquera: transbordamento do rio Verde, na rua Cunha Porã .

São Paulo/ Vila Formosa: transbordamento do rio Aricanduva, na altura do Shopping. Avenida Aricanduva x Rua Dorival Lourenço da Silva

Santo André: transbordamento do Ribeirão dos Meninos na altura do Clube São José

São Bernardo do Campo: transbordamento do Ribeirão dos Couros na Vila Rosa, na altura da Ford e no Jardim Taboão

Diadema: transbordamento do Ribeirão dos Couros em Piraporinha/Casa Grande e na altura da Mercedes

Santo André: transbordamento do Ribeirão dos Meninos na altura da Faculdade de Medicina

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade