PUBLICIDADE

Rios da Região Norte seguem em elevação

Rio Amazonas já está com quase 50cm acima da cota de inundação severa. Confira a tendência de chuva para os próximos dias.

4 mai 2021
0comentários
Publicidade

foto ilustrativa. Lago Tarumã, Manaus/AM

A chuva na Região Norte do país não dá trégua. Com isso os rios desta área, que já estão em condições críticas, seguem em elevação dos seus níveis, e essa tendência deve permanecer pelo menos até o final do mês de maio.

Para se ter uma ideia, segundo informações do Serviço Geológico do Brasil, três pontos de medição da Bacia do Rio Amazonas já ultrapassaram a cota de inundação severa, que é a pior condição segundo a escala determinada. Um exemplo disso é Itacoatiara, município do estado do Amazonas, está com quase 50cm acima dos 14,2m que é o pior patamar. Os rios Solimões e Negro também estão em condições similares.

Mais chuva nos próximos dias

A Climatempo informa que ainda há condições para mais chuva durante a primeira quinzena do mês de maio. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda influencia a Região e estabelece a formação de grandes nuvens de chuva. Nas áreas de captação de água dos rios, o volume acumulado pode alcançar os 150mm em alguns pontos durante os próximos 15 dias.

Foto: Climatempo
Climatempo
Publicidade
Publicidade