PUBLICIDADE

Climatempo

Rio Madeira baixa para 4m e navegação noturna é paralisada

Interrupção é por tempo indeterminado e fumaça das queimadas atrapalha a visibilidade. Veja como fica as condições para chuva.

21 ago 2019 - 11h50
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (NCPF), a Delegacia Fluvial de Porto Velho emitiu a Portaria nº 52, de 19 de agosto de 2019, a qual proíbe a navegação noturna para os Comboios, no trecho de Porto Velho a Calama e na passagem do Pedral dos Marmelos, por prazo indeterminado, e para todas as embarcações que possuam calado máximo acima de 2,3 metros.

A mesma Portaria recomenda a todas as embarcações que navegam no rio Madeira, especial atenção à navegação, neste período. O nível do rio Madeira está baixo com 4 metros, conforme registros nas réguas da Agência Nacional das Águas (ANA). 

A preocupação das autoridades é que, com a falta de chuva significativa, o nível do rio baixe ainda mais. Em 2018 a cota do rio chegou em 1,9 metros.   

Foto: Climatempo
Foto de Jane Agrizzi Matielo, Porto Velho (RO)

Previsão para os próximos dias

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nos próximos dias as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde em áreas ao norte de Rondônia. Porém, essa chuva é muito localizada e não cai de forma homogênea em toda a extensão do rio. "Mesmo com a previsão de algumas pancadas a chuva, o volume acumulado não será suficiente para elevar o nível do rio", comenta a meteorologista Bianca Lobo.

A água, um recurso natural de valor incalculável para a humanidade, cria imensos desafios quando se observam situações relacionadas a seca. No último boletim do Serviço Geológico do Brasil, emitido no dia 16 de Agosto, o órgão já alertava sobre restrições à navegação do rio Madeira.

Fumaça atrapalha a visibilidade

A fumaça das queimadas é outra condicionante para quem trafega pelo rio Madeira. A visibilidade pode ficar prejudicada em vários momentos do dia e da noite. É preciso ter muito cuidado ao trafegar. Como é bastante comum nesta época do ano, a região de Rondônia e o sul do Amazonas, passam por muitos dias ensolarados, quentes e sem chuva. Este é o padrão do tempo seco do mês de agosto. E, também é nesta época que os focos de incêndio aumentam em várias localidades do centro-norte do país.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade