PUBLICIDADE

Climatempo

Rio Grande do Sul em alerta para tempestades

Calor é intenso no Sul do BR. Passagem de frente fria pelo litoral do RS aumenta a instabilidade.

6 mar 2019 - 02h17
(atualizado às 02h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O Carnaval 2019 começou ensolarado no Rio Grande do Sul e terminou em tempestades. Grandes volumes de chuva, com quase 80 mm em 12 horas, caíram sobre o estado na terça-feira de Carnaval. A Grande Porto Alegre também sofreu com o temporal.

Os próximos dias são de alerta para fortes pancadas de chuva sobre a Região Sul do Brasil, mas o alerta para temporais é especialmente para o Rio Grande do Sul.

Calor e frente fria

O ar muito quente sobre o Sul do Brasil, a presença de uma frente fria no litoral gaúcho e de uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte do Argentina e o Paraguai geram nuvens carregadas sobre  os três estados da Região Sul do Brasil.

O Paraná e Santa Catarina têm sol nesta quarta-feira de cinzas, mas pancadas de chuva moderadas a fortes estão previstas para a tarde e noite. Além de raios, há risco de fortes rajadas de vento, com até 80 km/h.

Em Curitiba e em Florianópolis e quarta-feira é quente e abafada e com pancadas de chuva a partir da tarde que podem ser fortes.

Foto: Climatempo

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

Rio Grande do Sul em alerta para tempestades

O Rio Grande do Sul já teve temporais na terça-feira de Carnaval e permanece em alerta no restante da semana.

Nesta quarta-feira, todo o estado tem muita nebulosidade e pancadas de chuva com raios. Pode chover e ventar forte, com rajadas de até 90 km/h. Há risco de temporal em Porto Alegre.

Entre quinta e sexta-feira, 8 de março, outra frente fria avança pelo litoral gaúcho intensificando as áreas de chuva. O risco de tempestades sobre o

Volumes de chuva de 3/3/19

A chuva caiu forte sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira de Carnaval e atrapalhou a volta para casa depois dos dias de folga. Choveu quase 80 mm em 12 horas, no período entre o meio-dia e meia-noite, aproximadamente.

Confira os maiores volumes registrados pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais em 5/3/16

cidade

Chuva em 12 horas (mm)

5/3/19

Alvorada do Sul

76,8

Campo Bom

75,4

Alvorada

74,4

Caxias do Sul

59,4

Novo Hamburgo

58,8

Faxinal do Soturno

53,8

Sapucaia do Sul

48,5

Lajeado

48,0

Cruzeiro do Sul

40,2

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade