PUBLICIDADE

Rio de Janeiro tem ventania com ventos a 102 km/h

Nuvens muito carregadas se espalham sobre o RJ com aproximação de frente fria

13 out 2018 - 20h20
(atualizado às 20h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria provoca temporais na cidade do Rio de Janeiro na noite deste sábado. A chuva chegou forte, com ventania e muito raios.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 102 km/h na região da Marambaia, entre 18h e 19h. No mesmo horário,  forte de Copacabana teve rajada de 98 km/h. A estação meteorológica da Vila Militar registrou 73 km/h de rajada entre 18h e 19h

Foto: Climatempo

O aeroporto Santos Dumont teve rajada de 46 km/h por volta das 19 horas e o aeroporto de, Jacarepaguá 44 km/h. Mas o aeroporto Tom Jobim teve uma rajada de 79 km/h às 19h e outra, dez minutos depois com 68 km/h.

A passagem destas nuvens muito carregadas sobre a região Resende provocou rajada de 81 km/h, segundo o INMET.

Foto: Climatempo

Em várias regiões do Grande Rio, inclusive na capital, esta intensa área de instabilidade provocou  taxas de precipitação de 20 mm a 30 mm em apenas 1 hora, o que tecnicamente é considerado chuva forte. A zona oeste do Rio de Janeiro registrou até 45mm em 1 hora.

Na imagem captada pelo satélite GOES 16 às 19h45, o aglomerado de nuvens muito carregadas aparece como a mancha vermelha arredondada, com pontos em amarelo. Este sistema avança em direção a região dos Lagos que também terá temporais esta noite. A chuva tende a diminuir no Grande Rio, mas outros núcleos de chuva moderada a forte ainda podem surgir na madrugada do domingo.

Veja também:

Previsão Brasil – Frente fria avança pelo Sudeste:

 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade