PUBLICIDADE

Rio de Janeiro tem mais sol nesta quinta-feira

Alta pressão atmosférica predomina até sexta e diminui o risco de temporais.

10 jan 2018 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

O sol voltou forte ao estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, depois de vários dias com nuvens carregadas, chuva e só o mormaço. Na cidade do Rio, a temperatura subiu rapidamente superou os 32°C em alguns locais. Cariocas, fluminenses e os milhares de turistas que vão para as praias do litoral do estado do Rio nesta época do ano vão poder aproveitar o sol forte até a sexta-feira, mas as condições para chuva tendem a aumentar novamente no fim de semana.

Alta pressão

O sol voltou forte ao Rio de Janeiro porque a quantidade de nuvens diminuiu. A diminuição da nebulosidade está relacionada com a elevação da pressão atmosférica sobre a Região Sudeste do Brasil de forma geral. Um sistema de alta pressão atmosférica entrou no Sudeste causando a redução das áreas de instabilidade que estavam também sobre o Rio de Janeiro.

Até a sexta-feira, esta alta pressão atmosférica predomina sobre o estado do Rio, e sobre a maioria das áreas da Região Sudeste. Isto vai evitar ou pelo menos dificultar a volta dos grandes aglomerados de nuvens carregadas.

Nesta quinta e também durante a sexta-feira, a cidade do Rio e todo o estado do Rio de Janeiro terão tempo firme quase o dia todo, com sol forte e calor, mas justamente por causa da elevada temperatura, não dá para descartar a chance e algumas pancadas de chuva com raios em parte da tarde e da noite. Mas até a sexta-feira, a chuva que ocorrer será em poucas áreas e não deve se prolongar por muitas horas.

Sol forte na praia da Macumba na quarta-feira, 10/1/18

Foto: Climatempo

Foto de Patrícia Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

Queda da pressão no fim de semana

No fim de semana, as condições para chuva tendem a aumentar em todo o estado do Rio de Janeiro porque a pressão atmosférica volta a baixar. A queda da pressão do ar vai facilitar o acúmulo de calor e de umidade e estimular o movimento do ar que faz com as nuvens cresçam. Além disso o ar vai continuar quente.

A chance de pancadas de chuva aumenta no fim de semana e pode até chover forte, inclusive sobre o Grande Rio e outros locais que tiveram chuva forte no começo desta semana, mas ainda o sol ainda vai aparecer forte e a praia está garantida pelo menos pela manhã e no começo da tarde.

Durante o fim de semana, as pancadas de chuva devem começar mais cedo, antes do fim da tarde.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade