PUBLICIDADE

Rio de Janeiro pode ter recorde de calor no carnaval

Confira a previsão detalhada para todas as regiões do RJ e para os desfiles

7 fev 2018 - 16h34
(atualizado em 9/2/2018 às 21h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro vai ferver no chão e no ar no carnaval 2018. Com a expectativa de pouca nebulosidade, e quase sem chuva para refrescar até a segunda-feira na maior parte do estado, o ar vai esquentar bastante e o calor pode chegar a quase 40°C na cidade do Rio. O carnaval começa com sol forte e deve terminar com chuva de frente fria.

A nebulosidade e as condições para chuva diminuem em grande parte da Região Sudeste do Brasil durante o carnaval por causa da intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica. Este importante sistema meteorológico é conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul. Nos dias de atuação da ASAS, o nível de umidade no ar e a quantidade de nuvens diminuem, o que reduz o risco de chuva.

Carnaval do sol

ASAS vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva neste carnaval em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. A previsão é de que o sol apareça forte e predomine por todas as regiões fluminenses durante o fim de semana e também na segunda-feira. Até lá, a chance de chuva é baixa e em poucas áreas do estado. Mas a terça-feira de carnaval será marcada por uma grande mudança no tempo com a chegada de uma frente fria. Veja como fica a previsão para o RJ.

Grande Rio e Lagos

Sol forte e muito calor no fim de semana e na segunda-feira. A região dos Lagos deve ficar sem chuva até lá. Para a cidade do Rio de Janeiro há previsão de pancadas de chuva na noite da segunda-feira. A temperatura na tarde do sábado e do domingo pode ficar muito próxima dos 40°C na cidade do Rio. Pode haver recorde de calor para 2018.

Na terça-feira, a chegada de uma frente fria causa um grande aumento da nebulosidade e pode começar a chover já pela manhã no Grande Rio e na região dos Lagos. Há risco de chuva moderada a forte na tarde e noite da terça-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas deve ser com chuva.

Aprenda a cantar o "Melô do Cebezão", uma bem humorada versão meteorológica de duas tradicionais marchinhas de carnaval!

Desfiles na Sapucaí

Nos desfiles da noite do domingo e na madrugada da segunda-feira o tempo deve ficar firme, com algumas nuvens, mas sem chuva. Porém, há previsão de pancadas de chuva os desfiles da noite da segunda-feira. Também pode chover na madrugada de terça-feira, 13 de fevereiro, com fraca a moderada intensidade. A mudança no tempo é por causa da chegada de uma frente fria ao litoral do Rio de Janeiro. As noites serão quentes e abafadas.

Região Serrana

Dias de sol e calor neste carnaval para a Região Serrana do Rio de Janeiro até a segunda-feira Até lá, a chance de alguma chuva é muito baixa. O fim de semana será bem quente e podem ocorrer as maiores temperaturas do ano até agora. Não deve chover na segunda-feira, mas as pancadas de chuva podem ser fortes na terça-feira com a chegada da nova frente fria. A quarta-feira será com tempo mais instável.

Norte/Noroeste Fluminense e Litoral Norte

O carnaval 2018 será marcado por muito sol e calor intenso no Norte e no Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Não há expectativa de chuva de sábado até a segunda-feira. A chance de chuva é baixa até na terça-feira, apesar da chegada da uma fria ao litoral fluminense. Deve chover na quarta-feira de cinzas.

Costa Verde e região de Resende

Muito sol e calor na Costa Verde e na região de Resende durante quase todo o carnaval. Rápidas pancadas de chuva podem ocorrer no fim da tarde e em parte da noite no fim de semana. Na segunda-feira, o sol aparece em grande parte do dia, mas as condições para chuva a partir da tarde já serão um pouco maiores por causa da aproximação da nova frente fria. As pancadas de chuva podem ser fortes na terça-feira e na quarta-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade