PUBLICIDADE

Climatempo

Rio de Janeiro continua com chuva nesta terça-feira

Tempo segue instável com a atuação de áreas de instabilidade. Ainda há risco de chuva forte.

26 nov 2018 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade ainda vão atuar sobre o estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira (27), mesmo com o afastamento de uma frente fria em direção ao oceano. A situação é de atenção para novas pancadas de chuva, que podem ser fortes. A chuva foi muito volumosa neste começo de semana, provocando alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. As zonas oeste e sul da capital foram as mais atingidas.  

Situação de atenção para mais chuva 

A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica no mar, na altura do litoral do Rio de Janeiro, mantém a instabilidade ativa e por isso a terça-feira, será marcada por mais pancadas de chuva. Todo o estado fica com o tempo instável e a chuva pode acontecer a qualquer hora do dia. Há risco de chuva de moderada à forte intensidade, com raios e rajadas de vento, avisam os meteorologistas. 

Foto: Climatempo
Foto: Filipe Pungirum. Rio de Janeiro/RJ
 

Chuva foi muito volumosa 

A chuva forte na noite de domingo (25) e na madrugada desta segunda-feira (26) deixou diversas ruas alagadas e provocou graves complicações no trânsito na cidade do Rio de Janeiro. Em particular, na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, várias vias ficaram inundadas. O grande volume de água não conseguiu escoar para o mar de maneira adequada, segundo as autoridades. A estação do Jardim Botânico, próxima a região, acumulou 106 mm de chuva no período de 24 horas, segundo dados do Alerta Rio, sendo que a maior parte desta chuva se concentrou entre a noite e a madrugada. 

Até às 17 horas desta segunda-feira, o Alerta Rio registrou também 83,8 mm em Jacarepaguá/Tanque, 97,6 mm na Rocinha, 78,8 mm no Vidigal, 70,4 mm na Urca, 62 mm na Barra/Barrinha, 60,6 mm na Barra/Rio Centro e 58,4 mm em Santa Cruz. 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva foi de 75,4 mm na estação de Jacarepaguá e 61,4 mm, no Forte de Copacabana, entre às 17 horas de domingo e às 17 horas desta segunda-feira. 

A chuva também foi pesada na região de Angra dos Reis, na Costa Verde, com volume de 53,6 mm registrado pelo INMET, no mesmo período. Outra área bastante atingida, foi Nova Friburgo, na região serrana do estado. 

A chuva só deve dar trégua na quarta e na quinta-feira, mas a previsão indica novas pancadas de chuva para o próximo fim de semana. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade