PUBLICIDADE

Região Sul volta a ter chuva forte e volumosa nos próximos dias

Trégua é pequena e grandes áreas de instabilidade vão se formar a partir de domingo provocando muita chuva no início da semana

5 out 2018 - 11h38
Compartilhar
Exibir comentários

A trégua dos temporais no Sul do Brasil será pequena e novas áreas de instabilidade voltam a influenciar a Região já neste fim de semana de eleições 2018. No início da semana, todo o Sul volta a ter chuva, com alerta para temporais e grandes acumulados

O ar seco de origem polar se espalhou pela Região Sul, afastando as nuvens carregadas e provocando queda nas temperaturas nas últimos dias. Desde o meio da semana, o Rio Grande do Sul voltou a ter frio abaixo dos 10°C em áreas serranas e na fronteira com o Uruguai. O ar polar também alcançou Santa Catarina e o Paraná diminuindo o calor. 

O Rio Grande do Sul continua com sol e tempo firme neste sábado (6), mas as pancadas de chuva começam a retornar ao interior de Santa Catarina e ao estado do Paraná. Já há possibilidade de chuva forte na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. 

Domingo de eleições 2018 com chuva 

Praticamente todo o Sul do Brasil terá condições para pancadas de chuva neste domingo (7) de eleições 2018. Novas áreas de instabilidade vão crescer sobre a Região e chuva retorna em forma de temporais por diversas áreas do Paraná e no interior de Santa Catarina. O tempo fica mais instável na comparação com o sábado, podendo chover já no período da manhã. A chuva mais intensa é esperada para o interior do Paraná, mas Curitiba também pode ter chuva forte. 

O vento de nordeste ganha força e todo o litoral de Santa Catarina terá uma virada no tempo, com previsão de um domingo nublado, chuvoso e com queda nas temperaturas. Florianópolis fica com chuva o dia todo. 

No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva retornam a partir da tarde. O período da manhã ainda vai ser de sol. Entretanto, Porto Alegre pode esperar por uma situação tranquila no tempo durante quase todo o domingo, com previsão de pancadas de chuva com raios só a noite. 

Início da semana de muita chuva no Sul 

Os meteorologistas alertam para um aumento da chuva na Região Sul no início da semana. As áreas de instabilidade que já começam a crescer no domingo, vão ganhar um reforço de uma nova frente fria na segunda-feira (8).

Foto: Climatempo
Foto: Robson Dipp. Soledade/RS.
 

"Serão vários fatores meteorológicos, como uma mudança na circulação dos ventos nos níveis médios da atmosfera, a presença de um sistema de baixa pressão no Paraguai e uma frente fria, que vão contribuir para formação de nuvens carregadas e potencializar a chuva no início da semana", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

Toda a parte oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul deve se preparar para chuva forte e volumosa, com raios e intensas rajadas de vento. O risco de temporais é maior no oeste dos estados, mas as outras áreas da Região Sul também poderão ter chuva forte, inclusive as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. 

Os modelos meteorológicos apontam 150 mm para áreas do centro-oeste do Paraná e pelo menos 50 mm em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, até meados da semana que vem. 

Os agricultores do Rio Grande do Sul que estão com excesso de umidade no solo devem se preparar para chuva frequente a partir da segunda-feira.  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade