PUBLICIDADE

Climatempo

Região Sul - tendência climática para o outono 2019

El Niño fraco influencia a estação

20 mar 2019 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

 O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) do dia 20 de março.

Uma das principais características do outono na Região Sul é a entrada mais frequentes das massas de ar frio que origem polar que causam forte queda da temperatura. Em outonos normais, é comum já termos a ocorrência de geada nos três estados no mês de maio. A neve é pouco comum no outono.

As frentes frias de outono podem trazer acentuada queda da temperatura e também temporais na sua passagem. No Sul do Brasil, chove com regularidade o ano todo, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, a média de chuva no outono tem grande redução em relação ao verão.

O outono de 2019 terá a influência de um El Niño, mas com fraca intensidade. O fenômenos deve persistir até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

Um dos efeitos clássicos do El Niño no Brasil é o aumento da chuva na Região Sul. O excesso de nebulosidade e de chuva deixado pela passagem de áreas de instabilidade e de frentes frias faz com que o Sul do Brasil tenha mais dias com o frio úmido, que é desconfortável.

Neste outono, este efeito de aumento de chuva será sentido no Sul do Brasil durante o mês de maio, mas especialmente em junho.

Alguns destaques do outono 2019 na Região Sul

  • - As temperaturas devem ficar dentro ou até um pouco acima da média na maioria das áreas da Região Sul
  • - De forma geral, pouco frio na estação. Mesmo com alguns eventos frios, na média, as temperaturas devem ficar dentro ou até um pouco acima da média
  • - Primeira onda de frio forte prevista para a primeira quinzena de maio
  • - A influência do fraco El Niño deve ser mais sentida em maio e principalmente em junho com aumento da chuva em grande parte da Região
  • - Outono com umidade acima do normal e menos frio do que a média no Sul do Brasil, Baixo risco de geada forte e ampla na estação.

 Confira a análise do outono 2019 na Região Sul com a meteorologista Graziella Gonçalves.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade