PUBLICIDADE

Região Sul tem muita instabilidade e chuva forte

Temporais ainda se espalham por SC e o PR, enquanto uma massa polar provoca queda acentuada nas temperaturas no RS

3 out 2018 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

Nuvens carregadas associadas ao avanço de uma frente fria pelo mar, ainda crescem sobre Santa Catarina e o Paraná, provocando temporais nesta quarta-feira (3). No Rio Grande do Sul, onde a chuva foi volumosa nas últimas 24 horas, a instabilidade começa a enfraquecer. A nova massa polar, que acompanha a frente fria, já espalhou pelo estado gaúcho e várias cidades começaram o dia a temperatura abaixo dos 10°C. 

Alerta de temporais em SC e no PR 

As nuvens carregadas se espalham e ganham força sobre Santa Catarina e o Paraná nesta quarta-feira. Desde cedo, a chuva cai forte em diversos municípios catarinenses e está aumentando no Paraná. No meio da manhã, já chovia com raios no aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba.  

Hoje, há alerta para temporais em Curitiba (PR) e em Florianópolis (SC) e sobre as demais áreas dos estados de Santa Catarina e o Paraná. A chuva pode acontecer a qualquer momento e vir acompanhada de raios e rajadas de vento. 

  Imagem de satélite mostra as áreas de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná. 
Foto: Climatempo
Foto: Climatempo
Foto: Roberto Meira. Joinville/SC.
 

Chuva enfraquece e esfria mais no RS 

As áreas de instabilidade ainda provocaram chuva durante a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira no centro-norte gaúcho. A região serrana e a Grande Porto Alegre tinham chuva fraca pela manhã, mas a tendência da instabilidade perder força. Porto Alegre deve ter aberturas de sol e a temperatura fica baixa, com a máxima em torno dos 18°C. 

Uma massa polar já avançou sobre o Rio Grande do Sul e a temperatura caiu mais nesta madrugada. Vários municípios do estado gaúcho começaram o dia com temperatura abaixo dos 10°C. Bagé registrou mínima de 5,9°C, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e foi a menor do estado e do Brasil nesta quarta. Em Jaguarão fez 6,4°C, em Santa Vitória do Palmar 6,2°C e em Canguçu 6,8°C

Parte do ar polar tende a se espalhar também por Santa Catarina e o Paraná provocando queda nas temperaturas e diminuindo a chuva nos próximos dias. O Rio Grande do Sul vai continuar frio e novamente pode registrar temperaturas abaixo dos 10°C na madrugada desta quinta-feira (4). 

Confira abaixo os maiores volumes de chuva registrados no Sul do Brasil entre às 9 horas da terça-feira (2) e às 9 horas desta quarta-feira (3), pelo INMET: 

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade