PUBLICIDADE

Climatempo

Região Sul - previsão para a primavera 2019

23 de setembro a 22 de dezembro de 2019 - Confira a tendência do comportamento da chuva e da temperatura no Sul do BR.

22 set 2019 - 23h08
Compartilhar
Exibir comentários

 A primavera 2019 tem início às 4h50min do dia 23 de setembro e se estende até 1h19min do dia 22 de dezembro

Na Região Sul do Brasil, a primavera é uma estação de aumento do calor e de temporais. 

Os fenômenos meteorológicos que normalmente influenciam a Região Sul durante a primavera são:

- frentes frias

- áreas de baixa pressão atmosférica

- complexo convectivo de meso-escala (CCM)

- sistemas convectivos (associados ao calor e umidade do ar elevada)

- ciclones extratropicais

Não é comum, mas o fenômeno da geada pode ocorrer nos meses de  primavera em áreas dos três estados da Região Sul, quando da passagem de massas de ar frio fortes.  Eventos de neve são raros, mas também já ocorreram em regiões serranas.

Como ficam os oceanos? 

O fenômeno El Niño que predominou no verão e no outono se desconfigurou. A primavera 2019 será com neutralidade climática no Pacífico Equatorial Leste. A temperatura do Atlântico Sul terá maior importância no clima da estação e terá grande peso no comportamento da chuva também sobre a Região Sul.

Durante toda a estação, a tendência é que o Atlântico Sul  fique "frio", com temperatura abaixo a média, em muitas áreas da costa brasileira. A temperatura da água do Atlântico Sul abaixo do normal dificulta o deslocamento normal das frentes frias do Sul para o Sudeste.

Primavera 2019

O mês de outubro será marcado pelo retorno de chuvas mais frequentes nos três estados. A previsão é de passagem de várias frentes frias, pelo menos uma por semana. A temperatura sobe rápido pouco antes da chegada das frentes frias. Mesmo assim, a tendência é de que o Sul do Brasil tenha pancadas de chuva irregulares e assim, algumas áreas devem terminar o mês com chuva abaixo da média climatológica. 

De forma geral, a temperatura fica acima da média na maior parte da Região. 

Em novembro continua chovendo de maneira irregular. A maioria das áreas da Região Sul devem fechar o mês com chuva dentro a abaixo da média climatológica. A temperatura tende a ficar próxima a acima da média, mas o norte do Paraná deve ficar mais quente do que o normal.

Em dezembro, as condições para chuva aumentam sobre o Sul do Brasil. As pancadas de chuva serão constantes e o volume acumulado supera rapidamente acima da média.

 As temperaturas tendem a subir mais do que no ano anterior. Apenas dezembro deve ter média de temperatura ligeiramente menor.

Confira mais detalhes sobre  primavera 2019 no Sul do Brasil, com a meteorologista Graziella Gonçalves. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade