PUBLICIDADE

Região Sudeste - previsão para o inverno 2018

A estação começou no dia 21 de junho e vai até 22 de setembro.

21 jun 2018 - 17h34
(atualizado em 26/6/2018 às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais características do inverno na Região Sudeste é o tempo seco. Dias de sol e céu azul predominam na maior parte da estação na maioria das áreas da Região. Em anos normais, a chuva durante o inverno ocorre basicamente na passagem das frentes frias, porém, poucos sistemas conseguem provocar chuva pelo interior do Sudeste. A chuva da maioria das frentes frias de inverno cai no leste da Região, que é a região próxima do mar.

Durante a passagem de massas de ar muito frias, o fenômenos da geada pode ocorrer em particular nas áreas ao sul e nas serras de São Paulo, e nas regiões mais elevadas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A geada no Espírito Santo é rara.  Eventos de neve já foram observados no Sudeste, mas são muito raros.

O frio das noites de inverno na Região em geral não é intenso para geada, mas facilita a formação do nevoeiro, um fenômeno muito frequente e que pode causar grandes complicações nas estradas e aeroportos do Sudeste.

Durante os meses de inverno é normal que a umidade da Amazônia já não tenha tanta influência no interior do país, pois ela migra para as áreas mais próximas ao equador. Com isso o tempo seco predomina sobre o Sudeste.

Chuva

A média de chuva para o inverno já é baixa na Região Sudeste. A previsão para o inverno de 2018 é de que a chuva fique dentro do esperado principalmente no mês de julho. Porém, porém os meses de agosto e setembro, principalmente em São Paulo, tendem a ter chuva abaixo da média. A chuva da primavera pode sofrer um ligeiro atraso.

Temperatura

Os dias gelados não serão a marca do inverno de 2018 na Região Sudeste. As condições atmosféricas e oceânicas não estão favoráveis a entrada de um grande número de ondas de frio sobre o Brasil e nem muito intensas. Assim, não se deve esperar por muito frio no Sudeste neste inverno.

As temperaturas vão seguir o padrão de queda durante a atuação das ondas de frio, mas que tendem a ser pouco duradouras. Com a tendência de poucas ondas de frio e o aquecimento lento e gradual do Pacífico, na costa o Peru, na média geral, a temperatura pode ficar mais alta do normal na Região Sudeste.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade