PUBLICIDADE

Climatempo

Recorde de frio nas capitais do Sul e em Belo Horizonte

Madrugada desta segunda-feira,27, ainda será bastante fria e há chance de novos recordes no Rio, em Vitória e em BH.

26 mai 2019 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários

Recorde de frio nas capitais do Sul e em Belo Horizonte

A madrugada do domingo, 26 de maio, foi a mais fria do ano até agora nas três capitais da Região Sul e também em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O resfriamento acentuado, e a chance de recorde de frio, já era esperado por causa da forte presença do ar frio de origem polar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, pelo segundo dia consecutivo. O centro desta massa de ar polar, que é a região mais fria do sistema, passou entre o sobre do leste do Paraná, leste de São Paulo, Sul de Minas e Rio de Janeiro.

Além do ar muito frio, a pouca nebulosidade durante a madrugada facilitou a perda de calor na atmosfera colaborando para baixar ainda mais a temperatura.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET),  Porto Alegre registrou temperatura mínima de 10,2°C na madrugada de 26 de maio. O recorde anterior de menor temperatura este ano na capital paulista era de 12,9°C, no dia 23 de março.

A madrugada de 26 de maio também foi a mais fria de 2019 até agora em Florianópolis. A temperatura mínima foi de 12,9°C. O recorde anterior de menor temperatura era de 15,7°C, em 30 de abril.

Curitiba, capital do Paraná, bateu o recorde de frio para 2019 pelo segundo dia consecutivo. A temperatura mínima no domingo, 26, foi de 6,1°C. O recorde anterior ar de 9,1°C, em 25 de maio.

Em Belo Horizonte, o recorde de menor temperatura em 2019 foi batido com a marca de 15,0°C. O recorde anterior era de 15,6°C em 19 de maio.

Havia expectativa de que as capitais Brasília, Goiânia e Rio Branco tivessem recorde de frio neste domingo, mas não foi confirmado. No Rio de Janeiro, a verificação de recorde só poderá ser confirmada depois das 16 horas, com a divulgação das temperaturas oficiais do INMET.

Foto: Climatempo

Foto de João Carlos Pereira, Florianópolis (SC)

Possibilidade de novos recordes

O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria, vai para o mar nesta segunda-feira, 27 de maio, o que vai facilitar a elevação da temperatura no Sul e no Sudeste no decorrer do dia. Mas o amanhecer desta segunda-feira ainda será bastante frio e há chance de recorde de frio em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Vitória. As capitais do Sul devem ter ligeira elevação da temperatura em relação a este domingo e não devem mais bater recorde de frio nesta segunda-feira.

Nova massa polar

Fique atento para a previsão de temperatura na virada de maio para junho. Outra forte massa de ar frio polar deve chegar ao Brasil nos primeiros dias de junho de 2019.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade