PUBLICIDADE

Climatempo

Quinta-feira foi com duplo recorde de frio em São Paulo

A cidade de São Paulo teve a madrugada e a tarde mais frias do ano até agora. Veja o que vai acontecer com o tempo nos próximos dias.

22 abr 2021 - 18h10
(atualizado em 23/4/2021 às 06h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: São Paulo (SP), por André C.

#fotografeotempo e mostre para nós como está o tempo na sua cidade. Mande sua foto para nós!

A cidade de São Paulo teve um duplo recorde de baixa temperatura nesta quinta-feira, 22 de abril. Os paulistanos sentiram a madrugada e a tarde mais frias do ano até agora. A temperatura mínima foi de 15,1°C e a temperatura máxima do dia foi de apenas 19,0°C. O recorde anterior de menor temperatura do ano era de 15,8°C, em 20 de abril. O recorde anterior de menor temperatura máxima em 2021 era de 23,8°C, em 13 de abril.

O baixo valor da temperatura máxima foi o que mais chamou a atenção. Para um dia de abril, a temperatura máxima de 19°C desta quinta-feira, 22, foi o menor valor deste 28/4/2017, quando a máxima foi de apenas 16,2°C, de acordo com a medição em equipamentos automáticos realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Por que esfriou?

A queda da temperatura foi resultado da combinação do tempo chuvoso por várias horas, que impediu a entrada dos raios solares e o maior aquecimento do ar, além da presença do ar frio de origem polar. 

Durante a maior parte do dia, o vento marítimo que predominou sobre São Paulo trouxe muito ar úmido, que manteve as condições para a formação das nuvens baixas que provocaram a chuva.

Noite fria em São Paulo e novo recorde à vista

Às 17 horas, o aeroporto de Congonhas registrava apenas 18°C, com sensação térmica de 16°C. A tendência para a noite desta quinta-feira é que a nebulosidade diminua cada vez mais sobre a região da Grande São Paulo. A maior parte do céu deve ficar com poucas nuvens  na madrugada desta sexta-feira, 23 de abril, o que vai facilitar o resfriamento do ar. 

A madrugada da sexta-feira poderá ser a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo e em várias cidades do estado de São Paulo.

Com sol na maior parte do dia, mesmo com a presença do ar frio de origem polar, a temperatura se eleva e a tarde da sexta-feira terá temperatura muito mais elevada do que a desta quinta-feira e até a sensação de um calorzinho.

Sol predomina em SP nesta sexta

Esta sexta-feira será um dia de sol na Grande São Paulo e em quase todas as regiões do estado, com possibilidade de formação de névoa no começo da manhã em algumas áreas, mas que não deve persistir por muito tempo. Algumas nuvens vão se formar ao longo do dia, mas o sol vai continuar aparecendo e não tem previsão de chuva. 

O litoral sul, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira terão períodos com sol e um pouco de chuva, mas de fraca intensidade.

Fim de semana com mudança no tempo

O último fim de semana de abril vai ser com mudança no tempo, com a aproximação de uma nova frente fria.

No sábado, 24 de abril, a madrugada poderá ser um pouco mais fria na cidade de São Paulo e em outras localidades do estado, podendo ocorrer um novo recorde de menor temperatura de 2021.

O tempo vai ficar firme no estado de São Paulo, com sol e algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. O litoral terá mais sol e a agitação no mar enfraquece.

A tarde do sábado será mais quente do que a de sexta-feira.

Durante o domingo, 25 de abril, uma frente fria se aproxima do estado de São Paulo. A nebulosidade aumenta ao longo do dia e as pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde ou à noite por quase todo o estado. 

Não deve chover na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, nem na Baixada Santista, na Mantiqueira e no litoral norte. A região de Campinas, Pirassununga, Ribeirão Preto e Franca também não devem ter chuva no domingo.

Na segunda-feira, a frente fria chega ao estado de São Paulo e traz pancadas de chuva para todo o estado.

Fique atento!

Esta frente fria vai trazer uma massa de ar frio que vai causar acentuada queda da temperatura no estado de São Paulo nos últimos dias de abril.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade