PUBLICIDADE

Climatempo

Quinta-feira de calor extremo em Santos/SP

A temperatura do ar registrou 40,2°C às 13 horas, com umidade relativa de 33%. A sensação térmica foi de 45°C.

27 jan 2022 - 16h10
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto de Carlos Alves Junior, Santos (SP)

Nesta quinta-feira(27), uma estação de coleta de dados meteorológicos da CETESB em Santos, que mede também a temperatura do ar, registrou 40,2°C às 13 horas, com umidade relativa de 33%. A sensação térmica foi de 45°C. A temperatura às 14h ainda era de 40°C. A madrugada foi sufocante, com temperatura real do ar em torno dos 30°C, entre 1h e 6h, com sensação térmica de até 33°C. Às 9 horas da manhã, a temperatura real do ar era de 33,8°C, com sensação térmica de 38°C, com umidade relativa de 49%.

O que explica um aquecimento tão intenso?

O que explica um aquecimento tão intenso é a presença do vento da direção noroeste constante durante toda a madrugada e que persistia até às 14 horas. A temperatura subiu ainda mais rapidamente pela manhã com o sol forte. O vento da direção noroeste provoca um aquecimento adicional do ar conhecido tecnicamente como "aquecimento adiabático". Este efeito é comum em áreas próximas de montanhas e faz com que o ar se aqueça 1°C a cada 100 metros, aproximadamente. O vento de noroeste ficou marcante no litoral paulista nesta quinta-feira por causa da aproximação de uma frente fria.

Foto: Climatempo

Mudanças no tempo

A partir desta sexta-feira, e no fim de semana, áreas de instabilidade vão se espalhar sobre o estado de São Paulo provocando muita chuva e a queda da temperatura. 

A chuva será volumosa e com potencial para transtornos!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade