PUBLICIDADE

Climatempo

Quinta-feira com muita chuva sobre o Brasil

Grandes áreas de instabilidade se intensificam sobre o país. Chuva é mais volumosa sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.

22 jan 2020 - 21h12
(atualizado em 23/1/2020 às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva já vem caindo forte desde o começo da semana em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste, e o tempo fica ainda mais instável sobre o Brasil nesta quinta-feira, 23 de janeiro.

A chuva pode cair forte em muitas áreas de todas as Regiões do país, mas os maiores volumes de chuva são esperados para os estados do Sudeste e do Centro-Oeste. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera traz mais umidade e calor do Norte do Brasil para estas duas Regiões, e a presença de uma grande área de baixa pressão atmosférica que influencia do Sudeste e o Centro-Oeste vai aumentar muito as áreas de instabilidade e as condições para chuva.

Foto: Climatempo

Foto de Maike Trancoso, Vitória (ES)

Entre as capitais, esta quinta-feira é de alerta para temporais em Florianópolis, Vitória, em Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. 

Há uma preocupação especial com Belo Horizonte, pois a capital mineira já teve muita chuva este mês. Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - do início de janeiro até 9 horas do dia 22, já choveu 486,6 mm sobre Belo Horizonte, 48% acima da média de chuva normal para janeiro. Por causa deste excesso de chuva acumulada, o risco de mais deslizamentos de terra e cheia de córregos e rios na região da capital de Minas Gerais é alto.

Mas a chuva pode cair moderada a forte em algumas horas nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Aracaju, Teresina e São Luís.

Durante esta quinta-feira, 23, a chuva deve cair por várias horas consecutivas (áreas em tom de verde escuro) sobre a maioria das áreas dos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, Acre, Rondônia, o sul do Amazonas, Tocantins, por quase todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina e também no nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. Também chove várias vezes ao longo do dia, com risco de chuva moderada a forte, no oeste e leste da Bahia, incluindo Salvador, em Sergipe, no sul do Piauí e do Maranhão

Foto: Climatempo

Resumo da previsão para o BR para 23/1/2020

O tempo fica seco, com sol o dia todo (áreas em amarelo),  em Roraima, no norte do Amazonas, no norte do Pará e no Amapá, incluindo as capitais Manaus, Macapá e Boa Vista. O sol predomina também no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. 

As outras regiões do país também podem ter pancadas de chuva, mas ocorrem concentradas à tarde e à noite.

Chuva diminui na sexta no Sul e MS

Durante a sexta-feira, 24 de janeiro, as condições para chuva diminuem bastante no Sul do Brasil e sol deve predominar por quase toda a Região, no sul de Mato Grosso do Sul, no extremo norte do país entre Roraima e o interior do Amapá, no Rio Grande do Norte, no interior da Paraíba e no Agreste de Pernambuco.  (áreas amarelas)

Todas as outras regiões do país terão chuva na sexta-feira. A chuva mais volumosa deve cair sobre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Pará.

Foto: Climatempo

Resumo da previsão para o BR para 24/1/2020

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade