0

Quinta com chuva e vento forte no RS 

Uma nova frente fria vai mudar o tempo em quase todo o Sul do Brasil até o sábado.

7 ago 2019
22h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria que se afasta sobre o oceano, na altura da costa da Região Sul, vão causar chuva forte em diversas áreas do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 8 de agosto. Mas o Paraná e Santa Catarina só têm condição para chuva a partir de sexta.

Tempo instável no Rio Grande do Sul

Apenas o norte do Rio Grande do Sul ainda fica sem chuva nesta quinta. O dia será de sol forte. Para a região de Porto Alegre, Santa Maria e São Luiz Gonzaga, a previsão é de sol pela manhã e pancadas de chuva entre à tarde e à noite. Na região da Campanha vai chover a qualquer hora, mas o sol ainda deve aparecer em alguns momentos do dia. A região de Rio Grande vai ter chuva frequente. A chuva deve ser moderada a forte em todas essas áreas do estado e há risco de raios. 

Uma massa de ar seco ainda predomina sobre o Paraná e Santa Catarina, incluindo Curitiba e Florianópolis, com condições para uma quinta de sol forte.

Vento e calor

No Rio Grande do Sul são esperadas rajadas de vento entre 50km/h e 70km/h nesta quinta-feira. Nos outros dois estados são esperadas rajadas entre 40km/h e 60km/h.

Apesar da instabilidade associada a uma frente fria, o dia deve ser de muito calor na Região Sul, principalmente à tarde. A temperatura passa dos 30°C em grande parte da Região. No começo da manhã e à noite a temperatura fica agradável.

Em Porto Alegre,  tarde de 8 de agosto poderá ser a mais quente deste inverno. O recorde atual de maior temperatura da estação é de 30,4°C em 29 de junho

Foto: Climatempo

Foto de Claudia Edna, Santa Maria (RS)

Sexta com chuva nos três estados

Uma nova frente fria já deve atingir os três estados da Região nesta sexta, 9 de agosto, com chuva moderada à forte. Na região da Campanha e de Rio Grande, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai,  a chuva também será frequente e volumosa.  

Para o extremo norte do Rio Grande do Sul, região de Chapecó, em Santa Catarina, e região de Foz do Iguaçu, no Paraná, a manhã ainda será de sol e a chuva só deve chegar a partir da tarde. Nas outras áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a capital gaúcha, dia de chuva a qualquer hora, intercalada com períodos de sol. 

A sexta será com sol e sem chuva nas outras áreas da Região Sul e faz calor nos três estados.

No sábado, a nova frente fria avança até o Paraná e ainda provoca chuva nos três estados.

Ciclone extratropical

Um novo ciclone extratropical se forma durante a sexta-feira, 9, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Este sistema poderá provocar rajadas de vento de até 90 km/h no sul e leste do Rio Grande do Sul na sexta-feira e no sábado, 10 de agosto.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade