PUBLICIDADE

Climatempo

Queda da temperatura no Acre e em Rondônia

Porto Velho tem possibilidade de bater recorde de frio neste final de semana.

3 ago 2019 - 03h49
Compartilhar
Exibir comentários

O contraste entre uma massa de ar frio, associada a recente passagem de uma frente fria sobre o Brasil, que avança sobre a Região Norte, e o ar quente e úmido que já influenciava a Região vai favorecer a formação de instabilidade e queda da temperatura em algumas áreas durante o final de semana. 

Neste sábado, 02 de agosto, com a entrada do ar polar, o dia será de sol entre muita  nebulosidade no estado de Rondônia, incluindo Porto Velho, no Acre e no sul do Amazonas. Há risco de garoa no centro-sul de Rondônia, no Acre, incluindo Rio Branco e no extremo sul do Amazonas.

Na região de Barcelos e de Tefé a instabilidade vai aumentar, com condição de chuva a qualquer hora do dia, mas o sol ainda pode aparecer em alguns momentos. Para a região de Manaus, para Roraima, Amapá e o norte do Pará, incluindo Boa Vista, Macapá e Belém a previsão é de uma manhã de sol, com pancadas de chuva a partir da tarde.

O ar seco ainda predomina nas outras áreas da Região, incluindo o centro-sul do Pará e Palmas, que têm um dia de sol forte. 

Friagem

Rondônia, Acre e o sul do Amazonas vão sofrer acentuada queda na temperatura por causa da entrada do ar frio de origem polar. Este fenômeno é conhecido como friagem.  Neste domingo, a capital Manaus também vai ter queda na temperatura, mas menos intensa.

Domingo com chuva forte no Amazonas

A instabilidade vai avançar sobre o Amazonas e quase todo o estado deve ficar com muita nebulosidade, neste domingo, com risco de chuva forte no norte do estado, incluindo Manaus. O dia será de chuva a qualquer hora e alguns períodos de sol nesta região e em Roraima. No norte do Pará e no Amapá a condição é de sol pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde.

Nas outras áreas, dia de sol, sem condição de chuva. O Acre, Rondônia, incluindo suas capitais, e extremo sul do Amazonas seguem com friagem e podem ter nevoeiro de manhã.  

Possibilidade de novo recorde de frio

Porto velho pode bater novo recorde de frio neste domingo. O recorde atual de menor temperatura mínima foi no dia 7 de julho, de 16,4°C e o de menor temperatura máxima foi no dia 14 de maio, de 25,9°C.

Foto: Climatempo

Foto de Marcos Vinicius Amorim, Cacoal (RO)

Tendência para a próxima semana

Já na segunda feira, o ar seco predomina na Região Norte e a temperatura volta a subir rapidamente com o afastamento do ar polar. 

Para Roraima, o leste do Amazonas, incluindo Manaus, e o oeste do Pará a previsão é do sol aparecer, mas ter chuva a qualquer hora. No noroeste do Amazonas, nas outras áreas do Pará e no Amapá a manhã será de sol e à tarde e à noite são esperadas pancadas de chuva isoladas. As outras áreas do Norte não tem previsão de chuva, apenas de muito sol. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade