PUBLICIDADE

Quarta-feira com pouca chuva no Brasil

Frente fria avança pelo litoral do Sudeste e condições para chuva aumentam no litoral de SP, do RJ e do PR

16 jun 2021 05h14
| atualizado às 07h08
ver comentários
Publicidade

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste e chega ao ES nesta quarta-feira, mas não tem força para causar chuva pelo interior da Região.

Fortes ventos nos altos níveis da atmosfera, em torno de 10 km de altitude, espalham nuvens altas sobre parte do Sul do Brasil, mas este tipo de nebulosidade não é de chuva. Uma massa de ar frio de origem polar predomina sobre a Região Sul deixando a temperatura baixa 

O ar seco ganha força sobre o Centro-Oeste e pelo interior do Nordeste dissipando quase toda a nebulosidade e afastando a chance de chuva . Porém, áreas de instabilidade continuam a se formar na costa leste do Nordeste por causa de forte infiltração de umidade marítima.

Nuvens carregadas crescem sobre o Norte do Brasil  por causa da concentração de ar quente e úmido.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 16/06/2021 - quarta-feira

Quarta-feira com temperatura amena, períodos de sol e muitas nuvens sobre quase toda a Região Sul do Brasil. Pode chover fraco no litoral do Paraná e no Vale do Itajaí. O sol aparece forte o dia todo no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. Há condições para geada na Campanha Gaúcha, região na fronteira com o Uruguai. 

Na Região Sudeste, a quarta-feira tem predomínio de sol e pouca nebulosidade, apesar da frente fria que avança pela costa até o litoral capixaba. A nebulosidade aumenta no litoral de São Paulo e do centro-sul do estado do Rio de Janeiro e há condições para chuva fraca a moderada nestas áreas. A região da cidade do Rio de Janeiro poderá  ter um pouco de chuva à tarde e à noite. A Grande São Paulo tem grande aumento de nuvens no decorrer do dia, que vai escondendo o sol, e deve garoar à noite

A maioria das áreas da Região Centro-Oeste do Brasil tem uma quarta-feira com sol forte e calor. A nebulosidade aumenta no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul e pode garoar nas áreas próximas da fronteira com o Paraguai.

A maioria das áreas da Região Norte do Brasil tem sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Dia de sol e sem chuva no Acre e na maioria das áreas de Rondônia e do Tocantins. Pode chover à tarde no norte de Rondônia e no norte do Tocantins.

Na Região Nordeste do Brasil, o tempo fica seco e com muito sol em quase todas as áreas. No litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba terão pancadas de chuva no decorrer do dia, sem raios, e com períodos de sol. Sol e pancada de chuva no centro-norte do Ceará, no norte do Piauí e em quase todo o estado do Maranhão. Só não chove no sul e no leste do Maranhão.

Alertas meteorológicos para 16/06/2021

Alerta para temporais no noroeste do Amazonas e em Roraima

Atenção para chuva moderada a forte e com raios no litoral do Pará, no Amapá, no centro, oeste e norte do Amazonas, incluindo as capitais Manaus e Macapá.

Atenção para chuva moderada no litoral do Paraná e de São Paulo.

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 20% e 30% no norte e oeste da Bahia, no sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí, no oeste, centro, sul e leste do Tocantins, no norte de São Paulo, na faixa centro-oeste de Minas Gerais, em Goiás, no sul e leste de Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul.

Climatempo
Publicidade
Publicidade