PUBLICIDADE

Climatempo

Quais as melhores frutas para consumir em agosto em cada Região

A lista de frutas da estação pode ser influenciada por diversos fatores como as variações do clima

7 ago 2020 - 12h54
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Dê preferência a aqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosos, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental!

Hoje em dia, uma grande variedade de frutas e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo. Isso é possível com o uso de técnicas de produção agrícola, o que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes.

Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem "preferências" por determinados períodos por conta de suas condições climáticas. Por isso, o ideal é consumi-las na sua safra natural, quando elas estão mais nutritivas, saborosas e abundantes -consequentemente, mais baratas.

Foto: Climatempo

As "frutas da estação" geralmente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte.

Região Norte

Em agosto, no Norte, começa a época do açaí. O fruto de uma palmeira amazônica caiu no gosto dos brasileiros de todas as regiões do Brasil e fez fama até em outros países por suas propriedades energéticas e antioxidantes. A forma de consumi-lo, porém, varia bastante conforme a região. No Norte, a polpa da fruta forma uma pasta densa que serve de acompanhamento para o jabá (carne seca) e o peixe frito ou grelhado, junto com farinhas de mandioca e/ou tapioca. No Sudeste, a polpa é consumida congelada, adoçada com xarope de guaraná e complementada com frutas como banana e morango. Além do açaí, outras frutas estão na época no Norte como cajá, mangaba, bacuri, maracujá, melancia e melão.

Foto: Climatempo

Região Nordeste

Fruta regional e nativa que entra está na safra no Nordeste em agosto, o caju fornece a castanha (que é o fruto em si) e também a polpa, para fazer sucos, doces e diversas receitas. Acerola, ciriguela, manga, melancia e melão também estão na época no Nordeste.

Foto: Climatempo

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o destaque vai para o baru, fruto da estação que nasce em uma árvore do Cerrado. Do baru é aproveitada uma amêndoa rica em nutrientes antioxidantes - isto é, previne o envelhecimento celular precoce - que é consumida torrada, geralmente como um petisco. Em agosto também é safra de outros frutos do Cerrado como catolé, grão-de-galo, coco-indaiá, loteira, macaíba e xixá.

Foto: Climatempo

Regiões Sudeste e Sul

A popular banana está na sua melhor época em agosto no Sudeste. Rica em fibras, vitaminas e minerais, é uma fruta com diversas funcionalidades atribuídas: ajuda a evitar câimbras, a controlar a fome e a melhorar o humor - sem contar que é versátil e cai bem tanto natural como em receitas variadas. No Sul, é hora de aproveitar o fim da safra do morango.

Foto: Climatempo

Vale lembrar que a lista de frutas da estação* pode ser influenciada por diversos fatores como as variações climáticas, por exemplo.

*Fontes: Ministério da Saúde, Embrapa, Sebrae, Ceagesp 

Agroclima PRO

"O Agro não pode parar! 🌱🚜

Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade da sua fazenda e evitando demais prejuízos! O Agroclima PRO, um produto da CLIMATEMPO. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado.  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade