PUBLICIDADE

Climatempo

Quais áreas produtoras serão favorecidas pela chuva?

Veja a análise do impacto para as culturas

10 nov 2017 - 11h56
(atualizado às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Conforme previsto nas últimas semanas as chuvas voltaram para grande parte das regiões produtoras do Brasil, porém voltaram com um padrão bem interessante chamado de gangorra atmosférica. Esse padrão esta sendo marcado por um dipolo de chuva, com maiores acumulados para toda faixa Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e uma quantidade bem menor para a região Sul do Brasil, incluindo o Mato Grosso do Sul como podemos observar na imagem abaixo:

Foto: Climatempo

É importante ressaltar que as regiões mais ao sul do Pará e o oeste da Bahia também serão favorecidas com o aumento da quantidade das chuvas, principalmente a partir de segunda (13/11).

Impacto nas culturas

A manutenção desse padrão de chuvas ao longo de período entre o 07/11 e 13/11 pode beneficiar os produtores que tiveram que segurar a semeadura devido à demora do início das chuvas, especialmente para a região Centro-Oeste e parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os produtores que conseguiram semear toda área até o início desta semana terão o desenvolvimento inicial de suas lavouras favorecido, garantindo a germinação e estabelecimento inicial da cultura.

Por outro lado, os produtores do oeste baiano devem ter um planejamento detalhado de suas ações em campo. Nessa região a área plantada de soja não chega a 30%. Para os próximos dias, com a previsão de manutenção das chuvas, as atividades em campo podem ser prejudicadas.  

No Sul, esta pequena pausa nas chuvas é boa aos produtores de arroz e também de soja. No entanto, espera-se que na sequência as chuvas retomem o ritmo normal para o período.

O meteorologista Vitor Hassan faz uma análise do que vem por aí. Assista o vídeo abaixo:

Acompanhe no Blog do Agroclima outras informações sobre o cenário atual das regiões produtoras do Brasil. Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

Por Meteorologista Vitor Hassan e João Castro 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade