PUBLICIDADE

Climatempo

Produtores de morango estão animados com a safra

Veja como fica as condições do clima nos próximos dias

24 jun 2022 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Jarinu, próximo a Atibaia no interior de São Paulo se prepara para uma grande festa. Nesta época do ano, o trabalho não para em sítios que cultivam o morango. Nesta época do ano, com as temperaturas mais baixas, o colheita da fruta está a todo o vapor. 

Jarinu (SP), é uma das maiores produtoras de morango do estado de São Paulo. Este ano, os agricultores estão mais otimistas em relação às vendas, porque a expectativa é comercializar 370 toneladas da fruta nos próximos meses, número que é quatro vezes maior em comparação com 2021.

Foto: Climatempo

Foto: arquivo Istock

Neste sábado tem início a edição 2022 da tradicional Festa do Morango de Jarinu e Atibaia. Com entrada gratuita, o evento acontece em três finais de semana consecutivos: 25 e 26 de junho, 2 e 3, 9 e 10 de julho. O acesso ao Parque Duílio Maziero é sempre a partir das 10h. Aos sábados a festa prossegue até 23h e aos domingos até 20h. A festa é realizada pela Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia, Jarinu e Região, com apoio das prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

Condições do clima para os próximos dias

Não há grandes mudanças no tempo para a região de Jarinu. A massa de ar seco continua atuando no estado de São Paulo e impede a formação de nuvens de chuva. O sábado será de sol com algumas nuvens. Não há previsão de chuva na região e no período da tarde a umidade do ar fica abaixo de 30%. 

No final de semana, a cidade de São Paulo tem mais nebulosidade e chuvisca (com possibilidade de chuva fraca) e tem uma chuva mais persistente sobre o litoral paulista, até em forma de pancadas, o que também ocorrerá em pontos do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba.

Atenção aos volumes de chuva elevados sobre o litoral nesse período, em especial no domingo (26).

Toda essa precipitação prevista nessas áreas do estado de São Paulo se deve à passagem de uma frente fria na costa no sábado e no domingo (26) os ventos começam a soprar do mar de maneira persistente, trazendo umidade do oceano para o continente. Além disso, as temperaturas caem mais também, devido ao avanço de uma massa de ar frio, que vem na retaguarda do sistema frontal.

Já na maior parte do estado de SP, o tempo fica firme no final de semana, com uma queda nas temperaturas, se comparadas com os dias anteriores, mais no domingo (26).  

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade