PUBLICIDADE

Climatempo

Produtor do RS e de SC inicia preparo solo para plantio de inverno

Produtor do RS e de SC inicia preparo solo para plantio de inverno

8 mai 2017 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo da última semana:

Os últimos 10 dias foram marcados pelo retorno das chuvas em grande parte das áreas produtoras das regiões Sul e Sudoeste, onde possibilitou a manutenção da umidade do solo e consequentemente boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Porém, a mesma chuva atrapalhou o pleno andamento da colheita da cana de açúcar, principalmente em São Paulo.

Em boa parte dos municípios do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a semana passada foi marcada pelo tempo mais firme e sem chuva. Porém, não houve prejuízo as lavouras de 2ª safra, como milho e algodão, uma vez que os solos continuam apresentando índices elevados de umidade.

Foto: Climatempo

                               mapa de chuva acumulada dos últimos 7 dias

Foto: Climatempo

                              mapa mostra a disponibilidade de água no solo em 08/05

Previsão para os próximos dias no Brasil:

A imagem de satélite desta segunda-feira (08), do horário 12h30 Z mostra um sistema frontal se formando entre a Argentina e o Uruguai e que ao longo desta segunda-feira (08) estará avançando sobre o Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

previsão de chuva de moderada a forte intensidade, primeiramente sobre a faixa oeste e sul do estado, com possibilidades até mesmo de ocorrência de queda de granizo. E, como este sistema estará avançando pela região, há previsões também de que venham ocorrer pancadas de chuva sobre Santa Catarina e faixas sudoeste e sul do Paraná, entre hoje e amanhã.

A chuva irá manter o solo com nível razoável de umidade e possibilita que os produtores gaúchos e catarinenses iniciem os preparos do solo para o novo plantio das lavouras de inverno. No Paraná, como as chuvas previstas serão irregulares e de baixa intensidade não deverão trazer grandes transtornos, apenas poderá ocorrer paralisações momentâneas nas atividades de plantio do trigo e demais culturas de inverno, bem como nos trabalhos de campo.

Nas demais regiões produtoras do Brasil, com exceção apenas para a faixa norte das regiões Norte e Nordeste o dia será de tempo aberto e sem previsão para chuva generalizada. Alguns municípios mais ao norte de Minas Gerais, do Mato Grosso e de Goiás e a faixa oeste mato-grossense poderão registrar pancadas muito isoladas e de fraquíssima intensidade. Mesmo com esse tempo mais seco, as condições ainda se mantêm favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho e algodão, assim como, para as culturas do café e cana de açúcar.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Próximos dias:

No final da semana, um novo sistema meteorológico estará se formando e avançando com maior intensidade. A partir desta sexta-feira (12), há previsão de chuva mais generalizada e até mesmo em maior intensidade sobre toda a região Sul, incluindo também, neste caso, a região sul do Mato Grosso do Sul.

O sistema organiza áreas de instabilidade sobre os municípios das regiões Sudeste e do Centro-Oeste, onde ocorrem pancadas de chuva de forma irregular no começo da semana que vem. A chuva será suficiente para manter as condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, mas atrapalha o pleno andamento da colheita da cana de açúcar e do café, uma vez que em algumas localidades de São Paulo e de Minas Gerais, os cafeicultores já iniciaram essa atividade.

Temperatura

Com relação às temperaturas, essas próximos 10 dias continuarão sendo tipicamente de outono, isto é, madrugadas com temperaturas mais amenas e dias mais quentes. Mas não há riscos para ocorrências de geadas. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade