PUBLICIDADE

Climatempo

Produtor avança com a semeadura da soja

Milho no RS está na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Veja como fica o clima nos próximos dias

26 out 2021 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Istock

Os produtores estão no campo em plena atividade com a semeadura da soja nas cidades gaúchas de Ijuí, Santa Rosa, Porto Alegre, Santa Maria, Soledade, Bagé, Frederico Westphalen e Pelotas. 

De acordo com o boletim informativo da Emater/RS-Ascar (21/10), os produtores seguem com dessecações e preparo de novas áreas e se organizam com o escalonamento do plantio a fim de minimizar os impactos de períodos de estiagem previstos nos modelos climatológicos. Em algumas localidades, sojicultores estão lavrando e gradeando as áreas devido à alta infestação de ervas de difícil controle com herbicidas, aproveitando a atividade para aplicar e incorporar calcário.

Milho

O tempo instável registrado no Estado na semana passada restringiu os avanços no plantio do milho, que alcançou 70% da área total cultivada, estando em germinação e desenvolvimento vegetativo. O custo de produção se elevou significativamente, em especial devido à alta no preço dos fertilizantes. Os valores pagos pelo tratamento extra ou complementar nas sementes de milho para o controle da cigarrinha também contribuem para o maior custo de produção.

Trigo

Na semana, predominaram dias nublados, com temperatura quente durante o dia e mais baixa à noite. Em algumas localidades, as chuvas foram fortes, de elevado volume, acompanhadas de ventos e granizo, promovendo assim danos às lavouras. Por conta da umidade, a colheita do trigo avançou de forma lenta no estado, chegando a 9%, outros 51% da área cultivada está em fase de maturação, 35% em enchimento de grãos e 5% em floração.

Tendência do clima nos próximos dias 

A tendência é do retorno do calor no Rio Grande do Sul. E isso, deve colaborar com os avanços dos trabalhos no campo. "A chuva mais abrangente para o estado está prevista para o início da semana que vem, ou seja nos primeiros dias de novembro", comenta o agrometeorologista Celso Oliveira.

No Sul do Brasil, a semana será favorável para a continuidade da colheita do trigo. O solo ainda está saturado em todos os estados, mas não há previsão de chuva nos próximos dias e o tempo segue firme até a virada do mês. Na primeira semana de novembro as pancadas retornam, de maneira isolada, mas que podem ser acompanhadas por temporais.

Foto: Climatempo

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO!

O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade