PUBLICIDADE

Produção de cana apresenta diminuição em Pernambuco

O clima no início do ciclo também prejudicou o resultado da safra

30 nov 2021 12h16
ver comentários
Publicidade

A redução de área em produção deve ser a razão pela eventual retração de 41,5% estimada na produção de cana-de-açúcar da safra 2021/22 no estado de Pernambuco. As informações são do 3° Boletim da Safra de Cana-de-Açúcar 2021, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa para o volume total de cana-de-açúcar a ser moída na safra pernambucana 2021/22 está em 6,9 milhões de toneladas.

A colheita no estado ainda não chegou à metade da área prevista, estimada em cerca de 134 mil hectares. O cultivo sofreu uma importante redução (-42,5%), seja pela substituição por cultivos de graníferas, como o milho e soja, ou até por encerramento de atividades em unidades de produção antes em funcionamento.

O clima no início do ciclo também prejudicou o resultado da safra, apesar da ocorrência mais regular de chuvas a partir de abril de 2021 até setembro. Por esta razão, o rendimento médio apresentou uma elevação que amenizou o impacto da diminuição de área.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Publicidade
Publicidade