PUBLICIDADE

Climatempo

Produção de café na Bahia deve passar 3 milhões de sacas

Produtividade média da cultura no Paraná deve crescer 5,3%

24 mai 2019 - 07h52
Compartilhar
Exibir comentários

A Conab - Companhia Nacional de Abastecimento realiza o acompanhamento da safra brasileira de café desde a safra 2001. Em seu segundo levantamento divulgado recentemente, as informações serão de uma safra de bienalidade negativa, que, naturalmente, possui produtividades inferiores à safra anterior. Essa é uma característica de culturas permanentes, sobretudo no café arábica, que é a maior produção do país.

São quatro levantamentos divulgados anualmente:

O primeiro ocorre em novembro e dezembro, com divulgação em janeiro;

O segundo ocorre em abril, com divulgação em maio, onde menos de 20% do café do país foi colhido;

O terceiro acontece em agosto e divulgado em setembro, nessa ocasião a colheita já terá ultrapassado 90% do total;

O quarto será realizado em dezembro e divulgado no mesmo mês. É o último da safra, em que a colheita já foi finalizada e as estimativas são corrigidas com os dados consolidados e coletados a campo.

As previsões iniciais são passíveis de correções e ajustes ao longo do ano-safra, visto que informações mais precisas somente se consolidam com a finalização da colheita, porém as consequências reais serão efetivamente mensuradas à medida que a colheita avança.

Produção de café na Bahia - Produção: 3,04 milhões de sacas

A região do Cerrado apresenta diminuição de área em produção e expectativa de produção menor que 2018, podendo chegar a 332,5 mil sacas, conforme dados do 2° levantamento.

A região do Planalto prevê redução de área em produção de aproximadamente 7% em comparação à safra passada, além de expectativa de rendimento médio inferior àquela verificada em 2018, perfazendo uma estimativa de produção de 904 mil sacas.

A região chamada de Atlântico sinaliza para decréscimo de área em produção, produtividade média esperada e produção final, alcançando 1,8 milhão de sacas de café, ante as 2,67 milhões de sacas produzidas em 2018.

Norte

Em Rondônia, a expectativa de leve redução da área em produção, porém com previsão de aumento de rendimento médio, impactando em uma produção de 2,1 milhões de sacas de café, exclusivamente do tipo conilon, sendo 7,3% maior que na safra anterior.

Sul

No Paraná, a área em produção deve se manter próxima àquela utilizada em 2018, no entanto a produtividade média esperada sinaliza crescimento de 5,3% em comparação à safra anterior. Espera-se cerca de 1,05 milhão de sacas de café nesta temporada.

Sudeste

No Rio de Janeiro, a produtividade média e área em produção inferiores àquelas verificadas no exercício anterior. Dessa forma, a produção esperada demonstra redução de 5,2%, devendo ficar em 328 mil sacas de café beneficiadas.

Centro-Oeste

Em Goiás, as estimativas de incrementos na área em produção em cerca de 11,2%, 8,6% na produtividade média e 20,7% na produção final, devendo fechar em 235,9 mil sacas.

Em Mato Grosso, a diminuição de 9,3% na área em produção e expectativa de crescimento de 25,7% no rendimento médio, ambos em relação ação à safra passada, estimando assim uma produção de 118,8 mil sacas de café beneficiadas.

AgroclimaPro

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade