PUBLICIDADE

Primavera termina quente no RJ

Confira a tendência para o Natal e para o Ano Novo

19 dez 2017 - 17h26
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Cariocas e fluminenses vão terminar a primavera sentindo muito calor. Apesar da presença de algumas nuvens já pela manhã, o sol fica forte durante várias horas nesta quarta-feira fazendo o ar esquentar rapidamente. A sensação de calor será grande, maior do que a temperatura real que os termômetros vão mostrar.

Para ajudar a aquecer o ar, ventos quentes começam a ganhar força sobre o estado do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira. Mas o aumento do calor traz também o maior risco para pancadas de chuva. Por enquanto, a previsão é de que as pancadas de chuva ocorram em poucas áreas do Grande Rio e do estado do Rio de Janeiro, principalmente no fim da tarde ou à noite. Na Costa Verde e no Sul Fluminense, o risco de começar a chover já durante a tarde é alto. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

Verão começa com tempo mais instável

O estado do Rio de Janeiro vai entrar no verão 2017/2018 com tempo mais instável, com maiores condições para chuva. A nova estação começa oficialmente na quinta-feira, 21 de dezembro.

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o estado do Rio de Janeiro espalhando nuvens mais carregadas especialmente sobre o centro-sul fluminense, incluindo o Grande Rio e a região serrana. As pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite e há risco de chuva moderada a forte.

No primeiro fim de semana do verão, o sol vai aparecer em todo o estado do Rio e Janeiro, mas as pancadas de chuva serão frequentes especialmente à tarde e à noite e pode ser moderadas a fortes.

Foto: Climatempo

Foto de Amaro Benedito Vieira, Búzios (RJ)

Natal e Ano Novo

A aproximação de uma frente fria vai aumentar a nebulosidade e a chuva sobre o Rio de Janeiro durante as festas de Natal. O risco de chuva já é alto para a noite do dia 24, no Grande Rio e no centro-sul do estado. No dia de Natal, 25 de dezembro, as condições para chuva à tarde e à noite são ainda maiores.

A passagem da frente fria pelo litoral fluminense vai deixar o tempo muito instável entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2017. Nestes dias, a chuva pode ocorrer a qualquer hora e pode ser forte em vários locais do estado do Rio.

As áreas de instabilidade se afastam no dia 29 e o sol volta aparecer forte. Mas a melhora do tempo não está garantida até dia 31. A previsão é de que novas áreas de instabilidade comecem a se intensificar sobre o Rio de Janeiro durante o dia 31 de janeiro e por isso não dá para descartar a chuva na festa de Ano Novo e no dia 1 de janeiro de 2018.

Nevoeiro no Rio de Janeiro em 19/12/17

A região do aeroporto Santos Dumont, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, teve uma súbita redução de visibilidade pouco antes das 13 horas desta terça-feira, 19 de dezembro. No setor leste, a visibilidade baixou para até 500 metros e no setor sudeste para 400 metros. Mas por volta das 15 horas, o nevoeiro começou a enfraquecer e a visibilidade melhorou. A queda da visibilidade nas pistas foi provocada por uma camada de nevoeiro que invadiu algumas áreas do aeródromo.

Nevoeiro marítimo

Este nevoeiro não se formou por causa de resfriamento no continente. Ele veio do mar e só atingiu locais próximos do aeroporto Santos Dumont. Veja na animação de imagens de satélite como o nevoeiro avança do mar. Neste tipo de imagem de satélite, as áreas em cor preta indicam pouca ou nenhuma nebulosidade

Foto: Climatempo

Camada de nuvens baixas e nevoeiro avançam do mar para a

zona sul do Rio de Janeiro em 19/12/17

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 14h28 pelo horário de Brasília.

Confira a tendência climática para o verão 2017/2018 na Região Sudeste elaborada pela Climatempo.

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade