0

Previsão para a Tempestade Tropical Iba

Empresa norueguesa StormGeo prevê afastamento do sistema

25 mar 2019
11h20
  • separator
  • comentários

De acordo com a empresa norueguesa de meteorologia StormGeo, espera-se que a tempestade tropical Iba se desloque gradualmente para sudeste nas próximas 24 horas (emitido às 08h30 desta segunda-feira, 25, horário de Brasília). Essa trajetória fará com que o sistema se afaste do Brasil em direção ao oceano Atlântico. Apesar de a previsão de afastamento ser a mais provável, a possibilidade de um cenário no qual o ciclone se aproxime levemente do Brasil não pode ser descartada.

Foto: Climatempo

As condições ambientais devem permanecer favoráveis à trajetória para sudeste nos próximos dias. A última previsão da StormGeo é de que a tempestade tenha seu pico como uma tempestade tropical muito forte, com ventos de 60 nós (aproximadamente 110 km/h). Após 36-48 horas, o cisalhamento do vento deve aumentar, causando enfraquecimento e uma transição para tempestade extratropical.

Impactos esperados no alto-mar

Iba está previsto para ser um pequeno ciclone tropical. Os ventos mais intensos devem ficar confinados a uma distância de 83 a 93 km do centro enquanto o sistema for classificado como tropical. Esse raio deve se expandir significativamente uma vez que acontecer a transição de tropical para extratropical. Nas proximidades do sistema, o mar fica bastante agitado, com ondas que podem oscilar entre 5 e 7 metros.

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade