PUBLICIDADE

Climatempo

Previsão de muita chuva no Sudeste

Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS - se organiza sobre o Brasil e provoca temporais em parte da Região nos próximos dias.

18 fev 2021 - 07h34
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS - está se organizando sobre o Brasil e nos próximos dias vai provocar bastante chuva em vários estados da Região Sudeste. Várias áreas em Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio de Janeiro poderão acumular de 100 a 200 mm de chuva durante a atuação da ZCAS

Quando a chuva será mais forte?

 A previsão é de que as áreas de instabilidade das ZCAS  atuem sobre a Região Sudeste do Brasil entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2021. É nesse período que a chuva deve cair mais frequente  e volumosa sobre o Espírito Santo, sobre muitas áreas de Minas Gerais e também sobre o Norte do estado do Rio de Janeiro. 

O estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro não devem sentir a chuva mais intensa deste evento de ZCAS, embora tenham pancadas de chuva frequentes nos próximos dias.

Foto: Climatempo

Zona de Convergência do Atlântico Sul se organiza sobre o Brasil em 17/1/2021

Previsão de volumes de chuva

A previsão é de que os maiores volumes de chuva durante a atuação desta ZCAS ocorram sobre o noroeste de Minas Gerais, Grande Belo Horizonte, áreas do Vale do Rio Doce, no centro-sul do Espírito Santo e nas áreas ao Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Em vários locais destas regiões pode chover de 80 a 150mm até o dia 21 de fevereiro, segundo estimativa do modelo de precipitação global GFS.

A região da Zona da Mata Mineira e a região Serrana do estado do Rio de Janeiro também podem ter vários eventos de chuva forte até a próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, embora não fiquem dentro da instabilidade mas persistente desta ZCAS.

Tempo instável no Grande Rio

Os próximos dias serão de tempo instável no Grande Rio, com bastante nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora, mas intercaladas com alguns períodos de sol. O maior risco para fortes pancadas de chuva no Grande Rio é na sexta-feira e também no sábado à tarde e à noite.

A seco em parte de SP

Dessa vez o estado de São Paulo vai ficar fora das áreas de maior atividade chuvosa desta ZCAS. Uma massa de ar seco vai predominar sobre grande parte do interior paulista nos próximos dias reduzindo a nebulosidade, a umidade e as condições para chuva. 

Até o próximo domingo, 21 de fevereiro, o centro-oeste e o sul do estado de São Paulo terão predomínio de sol e tempo seco. As pancadas de chuva devem ficar restritas ao norte e ao leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral paulista.

Mesmo sem estar dentro da área de maior atividade chuvosa, há risco de fortes pancadas de chuva nos próximos dias no norte e leste de São Paulo, inclusive na capital paulista.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade