PUBLICIDADE

Previsão da nebulosidade para o eclipse da Lua em 15 de maio

Confira o mapa especial elaborado pela Climatempo e saiba se as nuvens vão atrapalhar ou não a visualização do espetáculo na sua região.

14 mai 2022 05h21
ver comentários
Publicidade

O dia do eclipse lunar total está chegando. O espetáculo gratuito no céu ocorre entre o fim da noite deste domingo, dia 15, e a primeiras horas da madrugada da segunda-feira, 16 de maio de 2022

No Brasil, o eclipse lunar total terá início às 23 horas e 27 minutos de 15 de maio e o final do evento ocorre às 3 horas e 50 minutos do dia 16 de maio de 2022. O máximo do eclipse lunar total, quando a lua estará totalmente no cone de sombra da Terra, e ficará com tom avermelhado, será por volta da 1 hora da madrugada da segunda-feira, 16 de maio.

Foto: Climatempo

Foto: Getty imagens

 Para ver o eclipse total da Lua não é necessário nenhum instrumento especial. Basta olhar para o céu e tudo pode ser apreciado a olho nu, se as nuvens deixarem. 

Embora o Brasil esteja numa posição global privilegiada para apreciar este eclipse lunar, infelizmente a visibilidade do fenômeno será prejudicada, e até inviabilizada, em muitas áreas do país, por causa do excesso de nebulosidade. As condições meteorológicas estarão favoráveis a muitas nuvens e chuva por quase todo o país.

Nuvens que se formam com a grande disponibilidade de calor e de umidade se espalham pelo Norte e pelo Nordeste. Uma frente fria passa pelo litoral da Bahia e aumenta a nebulosidade por lá.  Mas uma grande frente fria avança do Sul para o Sudeste e Sudeste do Brasil justamente durante o domingo, 15 de maio, e é esta frente fria a causadora de muitas nuvens sobre estas Regiões. É ela também que vem trazendo uma forte onda de frio para a próxima semana.

Mapa das nuvens

Este será o único eclipse total da Lua possível de ser visto no Brasil até 2025. Mesmo com frente fria, algumas regiões do país vão poder apreciar a beleza do espetáculo, em outras será  preciso muita paciência e sorte  para se livrar das nuvens e em algumas áreas, o céu vai ficar quase todo nublado durante todo o evento. 

Agora, observe o mapa das nuvens para o eclipse lunar total de 15/16 de de maio de 2022 e boa sorte! 

Se você estiver entre os sortudos da noite e conseguir clicar o eclipse da Lua, compartilhe com a Climatempo nas redes sociais.

 

Foto: Climatempo

Previsão de nebulosidade para o eclipse lunar total de 15 de maio de 2022

Climatempo
Publicidade
Publicidade