PUBLICIDADE

Climatempo

Pouca chuva e muito calor no Nordeste 

A umidade no ar vai ficar muito baixa na Região neste final de semana

11 out 2019 - 19h26
Compartilhar
Exibir comentários

Neste final de semana, uma massa de ar seco vai impossibilitar a formação de nuvens de chuva sobre praticamente todo o Nordeste e o calor será intenso. Apenas a costa leste da Região, áreas do Maranhão e do Piauí vão ter instabilidade. Na próxima semana, a chuva na costa leste vai perder força.

Chuva no feriado

Pouca chuva ocorre no Nordeste neste sábado, 12 de outubro, feriado pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Tem previsão de chuva fraca e passageira no litoral da Bahia, incluindo Salvador, em toda a faixa litorânea e no agreste desde Alagoas até o litoral leste do Rio Grande do Norte, incluindo a região de Aracaju, de Maceió, de Recife, de Garanhuns, de Campina Grande, de João Pessoa, de Natal e o litoral do Maranhão, incluindo São Luís, 

Na região de Teresina pode chover rápido e fraco apenas durante a manhã. A partir da tarde não chove mais e o sol predomina. A previsão para o oeste do Maranhão é de sol forte durante o dia com pancadas de chuva a partir da tarde. 

Onde chove no domingo?

No domingo, 13 de outubro, praticamente toda a costa leste do Nordeste vai ter chuva fraca e passageira, mesmo assim, o sol aparece forte o dia todo. Apenas a região de Natal não vai ter chuva. No oeste do Maranhão há previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. 

Calor e ar seco predominam no Nordeste

O calor, o sol forte e o ar muito seco predominam na Região Nordeste neste final de semana. A capital do Ceará, Fortaleza, não terá chuva no fim de semana. No domingo, Teresina , Natal e São Luis também não devem ter chuva.

Baixa umidade no ar

A umidade no ar vai ficar muito baixa nas horas mais quentes do dia no interior da Região Nordeste. De forma geral, os níveis devem oscilar entre 21% e 30%. No oeste da Bahia e sul do Piauí e do Maranhão a umidade no ar vai chegar em níveis entre 13% e 20% nas horas mais quentes do dia. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para não prejudicar a saúde humana é que a umidade no ar permaneça acima dos 60%.

Foto: Climatempo

Foto de Gilvado Gomes, Queimada Nova (PI)

Calor intenso

Nos próximos dias, áreas da Bahia e do Piauí podem ter temperaturas perto dos 40°C. 

Veja as maiores temperaturas registradas no Brasil, no dia 11 de outubro, pela medição das estações meteorológicas automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):

Campo Maior (PI): 39,0°C

Formosa do Rio Preto (BA): 38,9

Bom Jesus do Piaui (PI): 38,9°C

Ibotirama (BA): 38,7°C

Jaguaribe (CE): 38,7°C

Teresina (PI): 38,6°C

Menos chuva na costa leste na próxima semana

No começo da próxima semana a chuva sobre o Nordeste ainda vai ficar concentrada sobre áreas do Maranhão e da costa leste da Região, mas deve perder força. O calor e o ar seco vão seguir predominando.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade