PUBLICIDADE

Climatempo

Pouca chuva e estiagem no Sul

Confira a tendência de chuva para os próximos dias

13 abr 2021 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários

As chuvas de verão infelizmente não foram satisfatórias para a Região Sul do Brasil, que vem enfrentando graves problemas relacionados com o abastecimento de água.

Curitiba entrou em rodízio desde o ano passado, que ainda permanece entre alguns períodos de flexibilizações. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) o índice dos reservatórios atual é de 58,8%, o ideal é que estivesse em pelo menos em 60% com expectativa de boas chuvas.

E não é só no Paraná que o regime de chuvas preocupa. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul o alerta de estiagem já preocupa diversos municípios. O estado gaúcho tem, no momento, 117 cidades homologadas em alerta para estiagem, segundo dados da Defesa Civil.

E no estado Catarinense, a defesa civil local  já possui pelo menos 3% de seus municípios em estado crítico. A principal área que sofre com a ausência de chuva é o oeste do estado. 

Foto: Climatempo

Estiagem em Santa Catarina no início de abril. fonte: Defesa Civil de SC

CHUVA ATÉ O FIM DO MÊS, NÃO ANIMA

Infelizmente a previsão de chuva para os próximos dias não é nada boa para a Região Sul. A tendência é de pancadas mal distribuídas e com baixo volume acumulado. As massas de ar mais secas devem permanecer por mais tempo sobre essas áreas o que inibe as condições de chuva.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade