0

Porto Alegre tem menor temperatura para fevereiro em 22 anos

Ar polar refresca o Sul do BR e diminui a chuva por alguns dias

13 fev 2018
13h22
atualizado às 15h19
  • separator
  • comentários

O ar polar que entrou no Sul do Brasil, com a recente passagem de uma frente fria, causou uma acentuada queda da temperatura na madrugada desta terça-feira, 13 de fevereiro. Muitas áreas do Rio Grande do Sul amanheceram com friozinho em torno dos 10°C. Cidades do sul gaúcho, próximas da fronteira com o Uruguai, registram temperaturas um pouco abaixo dos 10°C e Porto Alegre registrou a menor temperatura de 2018 até agora.

Foto de Inez Konflaz, Porto Alegre (RS)
Foto de Inez Konflaz, Porto Alegre (RS)
Foto: Climatempo

Recorde de frio em Porto Alegre

A temperatura caiu muito em Porto Alegre e a capital gaúcha teve a madrugada mais fria de 2018 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura mínima de 13,7°C . O recorde anterior era de 15,9°C, em 7 de janeiro. A temperatura da madrugada de 13 de fevereiro foi a mais baixa na capital gaúcha desde 23/11/2017, quando o termômetro marcou 11,6°C.

Para os padrões de fevereiro, a temperatura de 13,7°C foi bastante baixa . Uma pesquisa no banco de dados do INMET revelou que a temperatura mínima de 13/2/2018 foi a mais baixa para um dia de fevereiro em Porto Alegre em 22 anos. Exatamente em 13 de fevereiro de 1996, a temperatura mínima foi de 12,7°C.

Veja as 10 madrugadas mais frias em fev de 1961 a 2018

10 menores temperaturas em fevereiro em Porto Alegre (1961 a 2018).
10 menores temperaturas em fevereiro em Porto Alegre (1961 a 2018).
Foto: Climatempo

SC registra menor temperatura no BR

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 7,8°C em Bom Jardim da Serra, na região do Morro da Igreja, na serra catarinense. Foi a menor temperatura no Brasil no dia 13 de fevereiro. Esta mesma temperatura foi registrada pelo Epagri/Ciram em Urupema, também na região serrana de Santa Catarina.

Nas capitais, a menor temperatura mínima foi em Porto Alegre, com 13,7°C, seguida de Curitiba, que registrou 14,4°C, a segunda menor do ano até agora. Na capital paranaense, a temperatura baixou quase 6°C em 24 horas. Em Florianópolis, a mínima foi de 21,4°C.

Dias de pouca chuva

O Sul do Brasil termina o carnaval 2018 com pouca chuva e é o tempo seco que vai predominar sobre a Região nos próximos dias .

Para a quarta-feira, 14, ainda há previsão de algumas pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite no oeste de Santa Catarina e em vários locais do interior do Paraná. O litoral paranaense permanece nublado e com chuva fraca a moderada. A Grande Curitiba pode ter chuva leve. O Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina passam esta quarta-feira com aberturas de sol e muita nebulosidade.

Entre quinta-feira e sábado, Santa Catarina terá sol com previsão de chuva rápida em alguns dias pelo litoral e no vale do Itajaí.

Para o Paraná, a previsão é de mais sol a partir da quinta-feira, mas com algumas pancadas de chuva especialmente no centro-norte do estado.

Até o próximo sábado, o sol e o tempo seco predominam sobre o Rio Grande do Sul. Mesmo com madrugadas frescas, a tendência é de que as tardes fiquem cada vez mais quentes até o fim da semana.

No domingo, 18 de fevereiro, as pancadas de chuva retornam a partir da tarde nos três estados.

Veja também:

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade