PUBLICIDADE

Climatempo

Por que o inverno quente é ruim?

Para quem não gosta do frio, o inverno quente é o mais desejado, mas a falta do frio traz várias complicações.

18 jun 2019 - 17h42
Compartilhar
Exibir comentários

por Ana Lúcia Frony de Macêdo, meteorologista

A perspectiva para o inverno de 2019 é de pouco frio no Brasil. Muita gente acha que um inverno "quente" é bom. Para quem não gosta do frio, de fato, o inverno sem frio intenso e prolongado é o mais desejado. Mas a falta do frio traz várias complicações. Entenda porque o inverno quente é ruim.

Os reservatórios de água diminuem mais rapidamente

Para começar a evaporação dos reservatórios aumenta. Estes meses do meio do ano são os com tempo mais aberto e ar mais seco na maior parte do Brasil.

Se junta a temperatura mais alta com o período de ar mais seco, os níveis das barragens diminuem. A situação é melhor do que a dos últimos anos, mas veja que as barragens nem estão tão cheias assim.

Foto: Climatempo

Volume equivalente do SIN *(%)

Além do risco do aumento de preço da energia elétrica, tem também existe o risco de desabastecimento de água nas cidades.

* Sistema Interligado Nacional (SIN): sistema de coordenação e controle de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil

Mantém a população de insetos maior do que se estivesse frio

Os insetos são animais de "sangue frio", ao contrário dos seres humanos a temperatura do corpo deles muda com a temperatura do ambiente.

Os insetos dependem da temperatura externa para se manterem ativos, ou seja, se alimentarem, se moverem e se reproduzirem (Wikipedia, 2018). E a proliferação de algumas espécies é um grande problema para a humanidade.

O caso mais crítico no Brasil é do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de muitas doenças "de verão". Quando o frio de verdade não vem, estes insetos têm um índice de reprodução maior o que mantém os índices de contaminação humana altos mesmo no inverno.

Foto: Climatempo
Além deste problema de saúde, os insetos também são causadores de perdas no agronegócio, levando ao aumento do controle de pragas e consequentemente aumentando o custo de produção.

O ar fica mais poluído

Para que a temperatura suba mesmo, as frentes frias têm que ser bloqueadas ao Sul do Brasil.

Os dias "quentinhos" de céu azul indicam que o ar se move pouco. Com isso a poluição de partículas fica retida perto das fontes, que podem ser as ruas cheias de carros, as queimadas intencionais ou naturais.

Também existe a poluição por ozônio, que combina a química dos combustíveis queimados e o tempo ensolarado.

Quanto mais ensolarado pior!

O fogo se espalha mais rapidamente

Neste outono choveu mais que a média na maior parte do Brasil, o que fez com que os índices de queimada ficassem baixos. Isso foi até o dia 06 de junho, quando a massa de ar seco chegou e empurrou a nebulosidade para fora de Santa Catarina, do Paraná, das Regiões Sudeste, Centro-Oeste, do sul da Amazônia e do sertão nordestino.

A estação de queimadas atrasou, mas com esta secura ela pode recomeçar ainda em junho.

Foto: Climatempo

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP)

Referências
Agência Nacional de Águas. (18 de 06 de 2019). Sistema Interligado Nacional. Fonte: Agência Nacional de Águas: https://www.ana.gov.br/sar/sin
Secretaria de Vigilância em Saúde | Ministério da Saúde. (04 de 2019). Boletim Epidemiológico. 50, p. 5. Acesso em 18 de 06 de 2019, disponível em Ministério da Saúde: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/abril/30/2019-013-Monitoramento-dos-casos-de-arboviroses-urbanas-transmitidas-pelo-Aedes-publicacao.pdf
Wikipedia. (31 de 10 de 2018). Poiquilotermia. Fonte: Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poiquilotermia
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade