PUBLICIDADE

Por que não tem feito muito calor em São Paulo em outubro?

A temperatura passou dos 27°C apenas seis vezes na primeira quinzena do mês. Saiba a tendência dos termômetros na segunda quinzena de outubro.

16 out 2018 - 14h17
Compartilhar
Exibir comentários

Outubro normalmente é um mês onde as tardes quase sempre são quentes na cidade de São Paulo. Mas não foi isto que ocorreu na primeira quinzena do mês. A sensação de friozinho predominou.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a temperatura máxima passou dos 27°C em seis dias da primeira quinzena de outubro. A média das temperaturas máximas registradas de 1 a 15 de outubro ficou pouco mais de 1°C abaixo da média normal de máxima para outubro, que é de 25,9°C.

Já a média das temperaturas mínimas da primeira quinzena de outubro ficou quase que2°C acima da média normal  é de 16,0°C.

O mês ainda não terminou e nada se pode concluir sobre como vão ficar as médias de máximas e mínimas de outubro. Mas a previsão para a segunda quinzena está a favor do vento frio.

Frentes frias

O que aconteceu com a temperatura na cidade de São Paulo foi influência direta das três frentes frias que passaram pelo litoral paulista na primeira quinzena de outubro. Isto fez com que o vento frio e úmido do mar predominasse sobre a capital paulista deixando o ar sempre carregado de umidade, o que facilitou a formação de muitas nuvens.

A combinação de excesso de nebulosidade e ar frio de origem polar dificultaram a elevação da temperatura à tarde, o que explica as média de máximas abaixo do normal. Por outro lado, o excesso de nuvens na madrugada impediu um resfriamento mais acentuado (que ocorre em noites com poucas nuvens), o que justifica as madrugadas mais quentes.

Foto: Climatempo

Foto de Santos Albuquerque, São Paulo (SP)

Tendência da temperatura na segunda quinzena

O esquenta-esfria em pouco tempo ainda será observado na cidade de São Paulo durante a segunda quinzena de outubro. A previsão é que mais três frentes frias passem pelo litoral paulista fazendo com as temperaturas tenham um comportamento semelhante ao da primeira quinzena. Não vai dar para contar com o calor por muitos dias consecutivos. A tendência de elevação da temperatura será interrompida pela passagem das três frentes frias que trazem ar frio para a capital paulista.

A primeira frente fria da segunda quinzena de outubro passa pelo litoral paulista na sexta-feira, 19 de outubro. São Paulo esquenta nos dias 17 e 18 e esfria no dia 19. A segunda frente fria deve passar pela cidade entre os dias 24 e 25 de outubro e a terceira frente fria deve fechar o mês de outubro com temperatura amena na capital paulista

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade