PUBLICIDADE

Climatempo

Plantio do algodão começa em algumas regiões do MT e BA

Produtor está atento ao surgimento de doenças nas lavouras do centro-sul do BR

4 dez 2017 - 15h39
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Um corredor de umidade vindo da Amazônia está direcionado sobre a região centro-norte do Brasil. Nesta semana há previsão de que venha ocorrer chuvas em grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e do MAPITOBA, bem como em Rondônia e Pará. Com isso, os níveis de umidade do solo irão se manter adequados ao pleno desenvolvimento das lavouras.

Até mesmo no Sul, onde os volumes de chuva deverão ser menores na primeira quinzena de dezembro, a tendência é que toda a semana, uma frente fria passe pela Região e provoque pancadas de chuva rápidas mais em bons volumes permitindo que as condições se mantenham favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

Ao longo dos próximos 15 dias, somente a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é que deverão receber volumes um pouco mais baixos de chuva quando comparados as demais localidades da Região Sul. Os volumes de chuva previstos para todas as regiões produtoras do centro-norte deverão ultrapassar os 100 mm nos próximos quinze dias. Além de serem chuvas generalizadas, existe a possibilidade de que umas destas pancadas venham ocorrer na forma de tempestades.

Amplitude térmica x doenças 

As temperaturas continuarão tendo uma grande amplitude ao longo da semana, principalmente sobre a região centro-sul, isto é, dias bastante quentes e madrugadas com temperaturas mais amenas. Tais condições meteorológicas favorecem o aparecimento e a proliferação dos esporos das doenças, em especial a ferrugem asiática da soja e ferrugem do café. Os produtores terão que tomar muito cuidado, pois tais doenças poderão vir a reduzir o potencial produtivo das plantas, caso não tomem as devidas precauções.

Segundo pesquisa juntos aos produtores das grandes culturas, como soja, milho, café, cana de açúcar e pastagens, as lavouras não apresentam nenhum anomalia significativa que possa comprometer o seu pleno desenvolvimento e/ou até mesmo impactar no potencial produtivo. Com exceção apenas de algumas microrregiões que apresentam algumas intempéries climáticas, a grande maioria das lavouras, mais de 97%, estão em condições boas a excelentes. E a tendência é se manter assim, ao longo das próximas três semanas.

Nesta semana, os produtores de algumas regiões de Mato Grosso e da Bahia vão dar início ao plantio do algodão. Como os níveis de umidade do solo estão bons, a tendência é que não venham ocorrer problemas na implantação da cultura. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade