PUBLICIDADE

Climatempo

PIB da Agropecuária caiu 9% no 3º trimestre, revela IBGE

Efeitos do clima afetam safra de café

2 dez 2021 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (02/12), a agropecuária brasileira encerrou o terceiro trimestre deste ano com forte queda do Produto Interno Bruto (PIB). 

Vale destacar que o PIB da Agropecuária é diferente do PIB do Agronegócio. O primeiro só considera o segmento dentro da porteira (primário), enquanto o segundo considera também insumos, agroindústria e serviços.

Ainda de acordo com o IBGE, esse resultado explica-se, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no terceiro trimestre e apresentaram retração na estimativa de produção anual e perda de produtividade: café (-22,4%), algodão (-17,5%), milho (-16,0%), laranja (-13,8%) e cana de açúcar (-7,6%). Além disso, as estimativas para Pecuária também apontaram um fraco desempenho dessa atividade no trimestre analisado.

Efeitos do clima afetam safra de café

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2021, o café em grão já subiu mais de 110% e a tendência é que o produto continue a subir em 2022, podendo chegar ao valor mais alto em 25 anos. A alta nos preços está ligada a uma série de fatores, entre eles os efeitos do clima na safra 21/22.

A análise dos preços do café leva em conta, primeiro, o fato dele ser um produto de cultura bianual. Ou seja, uma produção ruim em 2021 tende a impactar a de 2022, e a recuperação é vista apenas em 2023. A estiagem e as geadas observadas nas áreas produtoras de café brasileiras afetaram a produção de São Paulo e Minas Gerais.

Veja os comentário de Gabriel Lancha sobre o ano cafeeiro, o impacto do clima na produção e exportação do café paulista.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade