PUBLICIDADE

Paraná tem mais pancadas de chuva nesta sexta

Veja como fica o tempo no Sul do BR

4 mai 2017 - 18h29
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Nuvens carregadas ainda passam sobre o Paraná nesta sexta-feira e provocam mais pancadas de chuva.

Áreas de instabilidade cresceram entre o Paraguai e o norte da Argentina e avançaram sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas especialmente sobre Santa Catarina e sobre o Paraná.

Nesta sexta-feira, estas áreas de instabilidade ficam concentradas sobre o Paraná e provocam varias pancadas de chuva por todo o estado. Há risco de raios e pode chover várias vezes e algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas não há expectativa de chuva generalizada. A região da Grande  também pode ter chuva moderada a forte e raios

Foto: Climatempo

Instabilidade de cavado

As nuvens carregadas que passam sobre o Paraná estão associadas ao deslocamento de um cavado atmosférico. Um cavado é uma circulação de ventos no sentido horário que acontece em vários níveis da atmosfera. A presença desta circulação força a concentração de umidade e facilita a formação de grandes nuvens. Os cavados podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer dia do ano, mas não trazem o ar polar como as frentes frias.

Veja o que acontece com este cavado nos próximos dias

Santa Catarina também tem chuva

As áreas de instabilidade deixam muitas nuvens sobre  nesta sexta-feira, mas nem todas as regiões do estado terão chuva. O tempo fica instável entre Florianópolis, o litoral norte catarinense e o vale do Itajaí. Nestas áreas, chove várias vezes e pode chover com moderada intensidade.

Rio Grande do Sul

A nebulosidade mais carregada não atinge o  nesta sexta-feira. Não há previsão de chuva e o tempo seco predomina no estado. O sol aparece forte quase o dia todo, mas algumas áreas podem ter nevoeiro no início da manhã.

Fim de semana

As áreas de instabilidade se afastam completamente da Região Sul do Brasil a partir do sábado. A nebulosidade diminui e não há previsão de chuva. Mas uma nova frente fria começa a influenciar o Rio Grande do Sul já na segunda-feira. .

Foto: Climatempo

Muita chuva em Maringá

As áreas de instabilidade que avançaram do Paraguai para o Sul do Brasil entre os dias 3 e 4 de maio provocaram chuva moderada a forte em várias regiões do Paraná. A chuva mais intensa ocorreu na região de . Em 12 horas choveu 52,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Entre 5h e 16h foram várias pancadas com moderada a forte intensidade.

Confira quanto choveu em outros locais do Paraná entre 16h do dia 3 e 16h de 4 de maio de 2017, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade