PUBLICIDADE

Climatempo

Pará debaixo de temporais

Áreas de instabilidade atuam com força e situação é de alerta para grandes acumulados em parte da Região Norte

4 abr 2019 - 10h59
Compartilhar
Exibir comentários

Os ventos alísios se intensificaram sobre a costa norte do Brasil e transportam muito umidade em direção ao Pará, Amapá e o Tocantins. O tempo segue carregado na manhã desta quinta-feira (4) especialmente cidades do Pará, que já tiveram temporais. 

Somente em duas horas, entre às 7 horas e 9 horas, choveu quase 50 mm em Itaituba, 26,2 mm em Salinópolis e 21,4 mm na região da Serra dos Carajás, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A capital Belém também já teve chuva durante a manhã, com 31,6 mm no período de três horas, de acordo com o CEMADEN. Qualquer volume de chuva acima de 20 mm no período de uma hora, já pode ser considerado uma chuva forte. 

No Tocantins, a chuva veio logo cedo em Pedro Afonso, com 15,2 mm no período de uma hora (das 8 horas às 9 horas). 

Foto: Climatempo
Foto: Roberto Meira. Belém/PA.

Mais temporais!

A situação de alerta permanece. As nuvens de chuva vão persistir o dia todo sobre o Pará, além do litoral do Amapá, o Tocantins e até sobre o leste do Amazonas, incluindo a região de Manaus. Chove várias vezes e há risco de novos temporais.  

O estado do Acre também fica instável com pancadas de chuva a qualquer momento. O tempo está mais aberto nas demais áreas da Região Norte, mas com o calor e a umidade alta, há chance de algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

Próximos dias 

A instabilidade deve continuar sobre o Pará nesta sexta-feira (5) e mantém o risco de temporais com acumulados elevados de chuva, acima de 20 mm, no leste do estado e na capital Belém.

As nuvens de chuva tende a se espalhar mais durante o sábado (6) e o centro-sul da Região fica em alerta para temporais. Os ventos frios de uma nova massa polar deverão alcançar o Acre e Rondônia a partir de domingo (7), quando há expectativa de queda nas temperaturas.  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade