PUBLICIDADE

Climatempo

Pancadas de chuva aumentam na Região Sul

Condições do tempo estão favoráveis à formação de nuvens carregadas e o risco de temporais aumenta

28 nov 2018 - 12h36
Compartilhar
Exibir comentários

A nebulosidade aumentou bastante sobre a Região Sul do Brasil. O vento quente e úmido, que sopra do Norte está trazendo mais calor e umidade para os estados nesta quarta-feira (28). Além disso, os meteorologistas observam a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Brasil, que também estimula a formação de nuvens carregadas ao longo do dia. 

Condições para chuva aumentam 

O Rio Grande do Sul já registrou pancadas de chuva com volumes moderados nas últimas 24 horas e a tendência é do retorno dos temporais por várias áreas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 31,6 mm em Dom Pedrito, 29,4 mm em Santiago e 17,6 mm em Santa Vitória do Palmar, entre às 9 horas de terça-feira e às 9 horas desta quarta-feira.   

Foto: Climatempo
Foto: Nilviane Scheffer. Cruz Alta/RS.

Todo o estado do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná ficam mais instáveis e podem esperar por pancadas de chuva com raios a qualquer hora, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. Ainda na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde e o sol aparece entre muita nebulosidade. 

Foto: Climatempo
Imagem de satélite mostra o crescimento das nuvens sobre a Região Sul e o Paraguai.

Próximos dias 

Na quinta-feira (29), as condições de chuva aumentam mais. As nuvens carregadas tendem a se espalhar por toda a Região Sul e o alerta é para temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. As rajadas de vento podem alcançar os 80 km/h em todo o Sul. As capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) também estão sujeitas à chuva forte. 

O último dia de novembro (30) e a virada para dezembro (1) também serão de tempo instável e a Região Sul deve continuar com as pancadas de chuva e risco de temporais. O fim de semana deve começar com chuva forte e bastante nebulosidade. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade