PUBLICIDADE

Climatempo

Onda de frio chega em áreas produtoras brasileiras

Atenção para a ocorrência de geada em áreas do café, trigo, cevada e milho safrinha

2 jul 2019 - 11h29
(atualizado em 4/7/2019 às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A maior onda de frio de 2019 já está na Argentina. Nesta terça-feira (02/07), já registramos temperaturas negativas no Rio Grande do Sul (-0,8˚C em Quaraí).

De acordo com a meteorologista Patricia Madeira, até amanhã, um novo pulso de ar gelado chega ao país e espalha ar frio no Sudeste e Centro-Oeste, nos próximos dias. O pico desta onda de frio no Sul será no dia 6, quando serão registradas temperaturas abaixo de zero nas áreas costeiras, no norte e noroeste do Paraná. As geadas serão fortes, avisa a meteorologista.

No sábado, (06/07) o frio com geada chega no norte do Paraná, oeste e sul de São Paulo, centro-sul de Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. Os produtores de café destas áreas devem estar atentos. 

Geada pode comprometer a agricultura 

O frio será intenso em algumas áreas do centro-sul do país com possíveis recordes de temperatura. A geada irá se formar de maneira generalizada sobre o Sul do Brasil, atingindo Curitiba e o norte do Paraná, e em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Há grande possibilidade de danos para a agricultura, especialmente para os campos de cevada e trigo que se encontram em fase de florescimento em algumas regiões. No, Paraná,  as lavouras de milho safrinha, encontram-se com 25% em estágio de florescimento em algumas áreas.

Estão previstas geadas fracas a moderadas em Mato Grosso do Sul, em muitas áreas de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no centro, oeste e sul de Minas Gerais, nas áreas serranas e no sul do Rio de Janeiro. Para os cafeicultores medidas de proteção dos viveiros e das mudas de café deverão ser adotadas a fim de evitar à queima das plantas.

Brasil abaixo de zero

O frio esperado desta massa de ar polar tem potencial para provocar temperaturas negativas no Sul e próximas de 0°C no Sudeste e no Centro-Oeste. Não se pode descartar também um risco de geada fraca até para o sul de Goiás e a nas áreas de grande altitude na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, como a serra do Caparaó. Há previsão de temperaturas próximas a 10°C na Bahia e em áreas do centro-norte de Goiás. 

Os mapas abaixo mostram a projeção da temperatura mínima prevista para os dias 06, 07 e 08 de julho:

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Friagem na Região Norte

A friagem volta ser sentida no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia. E, de forma menos intensa, o vento frio desta massa polar irá alcançar até áreas do centro-sul do Pará e do Tocantins e o interior do Nordeste.

Chuva, raio e vento

Antes do frio intenso chegar no país, vários estados brasileiros terão chuva, raios e até, risco de chuva forte. O acentuado choque térmico entre o ar muito quente que predomina no Brasil e a entrada desta massa de ar frio muito forte vai gerar também condições para fortes rajadas de vento.

AgroclimaPro

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade