PUBLICIDADE

Climatempo

Frio na semana que vem

Centro-sul do Brasil via experimentar a queda de temperatura mais acentuada do ano até agora. Risco de geada no Sul é moderado a alto. Confira a previsão!

21 abr 2021 - 00h29
(atualizado em 22/4/2021 às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Curitiba (PR) por Luiz LP

Envie para a Climatempo uma foto de como está o tempo aí na sua cidade

No fim de semana uma frente fria avança para o Brasil e acompanhando esta frente fria temos uma massa de ar frio de origem polar, com intensidade moderada a forte. Essa massa de ar será a mais forte  do ano de 2021 até agora e vai provocar acentuada diminuição da temperatura no Sul e em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País no início da próxima semana. Serão dias frios e com previsão de geada para o Sul do Brasil. Confira os detalhes do tempo!

A figura abaixo indica a previsão de posicionamento da frente fria entre o sábado (24) e o domingo (25) e já indica a presença da massa de ar frio, representada pelo sistema de alta pressão, que no sábado à noite avança pela Argentina.

Vemos também, a presença da tempestade subtropical Potira, representada pela área de baixa pressão atmosférica mais ao norte, sobre o oceano ao largo da costa do Sul e do Sudeste do Brasil

Foto: Climatempo

Temperatura

Até o fim de semana, a previsão é de temperatura amena no centro-sul do Brasil, com friozinho à noite e durante as madrugadas nos trechos de serra e temperatura amena nas demais áreas. 

O mapa abaixo mostra a estimativa da temperatura mínima para a madrugada de domingo, 25 de abril.

Foto: Climatempo

Temperatura mínima estimada para o dia 25 de abril de 2021: 

quanto mais escuro o tom de azul, mais baixa a temperatura

Na terça-feira que vem, dia 27 de abril, com indicado abaixo, a frente fria já avança pelo Sudeste e o ar frio associado a esse sistema frontal, indicado na figura pelo sistema de alta pressão atmosférica já influencia o Sul e o Sudeste do Brasil.  

Foto: Climatempo

Abaixo a previsão de temperatura mínima para os dias 27 e 28 de abril, terça e quarta-feira da semana que vem.

Foto: Climatempo

Temperatura mínima estimada para os dias 27 e 28 de abril de 2021: 

quanto mais escuro o tom de azul, mais baixa a temperatura

Apesar da previsão indicar temperaturas menos baixa do que nas últimas rodadas de modelos, a expectativa ainda é de dias frios a partir da terça-feira que vem, dia 27 de abril.

Notamos nos mapas acima que a ondas de frio avança também sobre Mato Grosso do Sul e sobre o Sudeste do Brasil, regiões que também irão sentir a diminuição da temperatura e o frio.

Geada

A chegada do ar polar derruba a temperatura especialmente no Sul do país e o frio na madrugada favorece a formação de geada ao amanhecer.

A queda de temperatura nas madrugadas dos dias 27 e 28 de abril vai favorecer a formação de geada no interior de Santa Catarina. Nas serras gaúchas e catarinenses o risco de geada varia de baixo a moderado.

Foto: Climatempo

A Climatempo vai monitorar a chegada dessa onda de frio nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade