PUBLICIDADE

Climatempo

Olerícolas seguem bom desenvolvimento

Com relação as frutícolas, a colheita da manga segue com bom ritmo

15 fev 2021 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários

As olerícolas seguem com bom desenvolvimento na região de Ijuí, de acordo com o último boletim divulgado pela Emater/RS-Ascar. As folhosas com exceção da rúcula que tem apresentado diminuição no crescimento e incidência de ferrugem branca.

Produtores têm dificuldades no controle de ervas daninhas na cultura da mandioca devido ao longo período com alta umidade no solo, que proporcionou o crescimento rápido das ervas e impossibilitou o controle manual.

Frutícolas

Na região de Santa Rosa, estão em maturação pomares domésticos de butiá, goiaba, acerola e caqui. A colheita da manga segue o ritmo sendo uma das melhores safras dos últimos anos.

Bananeiras apresentam cachos com boa formação e expectativa de produção. Mamoeiros estão em plena floração e formação de frutos. É boa a oferta de limão Taiti; citros em geral estão na fase de formação e frutos, com alta carga de frutos, as bergamoteiras, principalmente, deveriam receber raleio, mas essa atividade não é corriqueira entre os produtores locais. Plantas em boas condições fitossanitárias conforme o que se visualiza nas visitas a campo.

Pastagens

As condições de desenvolvimento das pastagens cultivadas continuam bastante favoráveis, porém algumas áreas com excesso de umidade no solo foram prejudicadas pelo pisoteio dos animais, o que não ocorre nas áreas de campo nativo, devido ao sistema radicular consolidado das plantas.

Foram realizadas práticas, como adubações nitrogenadas, revisão de cercas, roçadas para diminuir o acúmulo de matéria seca; manejo para controle de espécies vegetais invasoras e uso de inseticidas químicos e biológicos para controle de lagartas e cigarrinhas das pastagens.

Piscicultura

O nível de água dos açudes aumentou com as recentes chuvas e isso contribui para manter a qualidade da água para as espécies cultivadas. Os produtores seguem fazendo o manejo alimentar de acordo com a fase de crescimento dos peixes.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade