PUBLICIDADE

Climatempo

Ocorrência de raios nas obras e operações minerais

As informações meteorológicas são extremamente importantes para evitar os riscos e ajudar no planejamento das atividades. Saiba como se planejar!

27 jan 2022 - 14h16
(atualizado em 28/1/2022 às 08h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: IStock

No fim do ano passado, em dezembro de 2021, circulou a notícia de um homem que foi atingido por um raio na cabeça enquanto trabalhava. O caso aconteceu em Jacarta, na Indonésia. Porém, apesar do susto, Abdul Rosyid foi levado ao hospital imediatamente e conseguiu sobreviver.

Casos como esse também já aconteceram no Brasil e, em muitas situações, não foi possível reverter o estrago. Além de acidentes fatais, os raios também são responsáveis por outros estragos, como queima de equipamentos e incêndios, dependendo da região. Por isso, em dias com grande incidência de raios, alguns cuidados devem ser tomados para evitar transtornos.

Foto: Climatempo

Bauru/SP por Robson Miranda

Por que é importante acompanhar as condições do tempo?

O setor da Climatempo Construção e Mineração tem como objetivo reduzir os riscos nas obras e mineradoras. O monitoramento em tempo real aumenta a segurança da operação, minimiza o tempo de parada durante os períodos de mau tempo e favorece o aumento da produtividade. Acidentes como o citado acima, podem ser amenizados/evitados com a ajuda das informações meteorológicas previamente recebidas. 

Foto: Climatempo

Registro do histórico de raios de uma tempestade visualizados na plataforma SMAC.

Como se planejar com antecedência?

Através do SMAC (Sistema de Monitoramento e Alertas da Climatempo) é possível monitorar a área de interesse, auxiliando na tomada de decisões. O acompanhamento das condições do tempo é um aliado dos cronogramas das obras, contribuindo para aumento do ganho operacional. A ferramenta auxilia nos avisos com antecedência, seja por alertas via SMS, Telegram, Push e e-mail, indicando o momento com maior potencial de risco. Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma e contratar o serviço, entre em contato com um de nossos consultores!

Alerta para tempestades nos próximos dias

Depois da atuação de um bloqueio atmosférico que impedia o avanço de frentes frias sobre o Brasil, o padrão de circulação atmosférica já está mudando e os próximos dias serão muito diferentes no centro-sul do Brasil.

A Climatempo alerta para chuva volumosa, com potencial para transtornos, principalmente entre os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As capitais destes estados estão na rota dos temporais entre o fim de janeiro e começo de fevereiro.

Atenção com a chuva no litoral do Sul e do Sudeste. A virada de mês também será marcada por grande volume de chuva e que pode acarretar diversos problemas.

Para se planejar e evitar transtornos, conte com a ajuda do SMAC!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade