PUBLICIDADE

Climatempo

O tempo para observar o céu

O podcast O Clima entre Nós vai para o mundo das estrelas, além das nuvens, para descobrir qual é o tempo bom para os astrônomos.

7 ago 2020 - 17h41
Compartilhar
Exibir comentários

Você olha muitas vezes para o céu e em geral vê nuvens. Mas muito além das nuvens tem um outro céu: o fascinante mundo das estrelas. Mas para vê-las e também observar os planetas, os cometas e muitos outros objetos que habitam o espaço além das nuvens, é preciso algumas condições meteorológicas adequadas e muitas vezes olhos postiços.

Ora direis, ouvir estrelas, disse o poeta Olavo Bilac. 

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo,

Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto...

Astrônomos amam o tempo seco porque a baixa umidade melhora as observações com telescópios. É por causa da secura do ar do deserto do Atacama que o Chile se transformou num dos mais importantes polos de observação astronômica do mundo.

Além de estrelas, galáxias, planetas, asteróides e cometas, o espaço relativamente próximo da Terra está se transformando em um lixão de lata, com um preocupante aumento do número de sucata espacial.

O que podemos ver a olho nu ou com binóculo? Vale a pena comprar uma luneta?  E por que a a Lua cheia atrapalha os planos de muitos observadores astronômicos?

Para aprender um pouco sobre como observar o mundo da lua e das estrelas, o podcast O Clima entre Nós conversou  com Marcos Calil. Ele é professor, astrônomo com mestrado e doutorado em história da ciência, com ênfase em astronomia.  E  um divulgador científico da astronomia, atuando no site Momento Astronômico a cerca de 15 anos.

Você pode ouvir este e outros episódios do O Clima entre Nós nas principais plataformas de podcasts: OvercastSpotifyAppleGoogle, BreakerRadio Public

Boa escuta!

Leia e ouça também

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade