PUBLICIDADE

Climatempo

O SOS do oceano é para todos nós

Os desafios da humanidade para tornar e manter o planeta mais sustentável são imensos e um deles está justamente relacionado à saúde do oceano.

15 jun 2021 - 23h44
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Podcast O Clima entre Nós: O SOS do Oceano é para todos nós

Estamos iniciando a Década da Ciência Oceânica, um movimento global de ampliação do conhecimento sobre o oceano proposto pela ONU -  Organização das Nações Unidas. Mas este período de 10 anos, que vai até 2030, também será de empenho para a restauração do ambiente marinho. O SOS do oceano é para todos nós.

A exploração excessiva do oceano, pesca predatória, acidificação, elevação do nível do mar, aumento da temperatura, a poluição da água são apenas alguns exemplos de uma extensa lista de problemas que o oceano enfrenta hoje, que são ameaça constante aos ecossistemas marinhos e também à vida humana.

Afinal, é do oceano que sai a maior parte do oxigênio que respiramos e é ele que absorve cerca de um terço do dióxido de carbono que os seres humanos lançam na atmosfera e que causam o aquecimento global

Os desafios da humanidade para tornar e manter o planeta mais sustentável são imensos e um deles está justamente relacionado à saúde do oceano. 

Oceano nos dá energia, alimento, diversão, recursos econômicos para o desenvolvimento das nações, mas precisamos usá-lo tendo em mente a sustentabilidade oceânica.

"Conservar e promover o uso sustentável do oceano, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável"  - é o que diz o ODS 14, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, aprovada pela ONU. 

Como reverter ou estancar a degradação do ambiente marinho? O que já está sendo feito neste sentido? Como envolver e conscientizar a população costeira sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros?

Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, vamos entender um pouco sobre a problemática da restauração e da exploração dos recursos marinhos. A meteorologista Josélia Pegorim conversa com Janaína Bumbeer, bióloga marinha, doutora em Ecologia e Conservação da Natureza, especialista de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.

Você pode ouvir outros conteúdos legais do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e pelo Youtube.

Boa escuta!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade